Leandro Soares, diretor de marketplace do MercadoLivre. Foto: Divulgação.

Leandro Soares, diretor de marketplace do MercadoLivre, é o novo coordenador do comitê de Varejo Online da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Ele substitui Elisabeth Andreoli, gestora da Ouvidoria da Casa do Cliente do Grupo GTA.

A unidade debate temas como o Marco Civil da Internet, as promoções online e a migração do varejo offline para online. Soares também pretende abordar questões referentes aos meios de pagamento na internet e à capacitação de micros e pequenos empreendedores na operação de lojas online.

“A participação do e-commerce no varejo como um todo ainda é pequena (somos 4%). O setor cresce em média 20% ano a cada ano, mas ainda há muito para avançar. É preciso discutir soluções para ampliar o acesso da população à internet, principalmente em dispositivos móveis, além de maneiras de melhorar a logística de entrega e o rastreio de produtos”, analisa.

Como consultor do comitê assume Gerson Rolim, que acumula a função de diretor de comunicação e marketing da entidade. Rolim coordenou a campanha Detonaweb 2015, ocorrida entre os dias 14 e 16 de abril. 

Exclusivo para associados da camara-e.net, o comitê conta atualmente com os seguintes membros: B2W (Americanas.com, Shoptime e Submarino), CNova.com (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio), eFácil, Livraria Cultura, Magazine Luiza, Marisa, MercadoLivre, Netshoes, Saraiva, Tok&Stok e Walmart.