Clayton da Silva.
Os atendentes brasileiros de chats instâneos são os segundos mais demorados do mundo, com uma média de 12,5 minutos por atendimento, atrás apenas dos mexicanos, com 13,8 minutos e bem atrás da líder Dinamarca, com 7,8 minutos.
Os dados são parte da pesquisa Zendesk Customer Service Benchmark Q12015, feita com base em dados coletados pela multinacional no primeiro trimestre deste ano.
A pesquisa revela hipóteses interessantes sobre como os diferentes estereótipos de comportamento de cada país se traduzem no contexto do atendimento online.
Os atendentes brasileiros, por exemplo, estão entre os que mais trocam mensagens, com 12,7, somente à frente da Itália (12,8). Na outra ponta, os dinamarqueses resolvem os problemas com apenas 7,7 mensagens enquanto os franceses têm média de 7,8.
De qualquer maneira, as médias podem ser enganosas. Apesar de serem mais demorados na média, os atendentes brasileiros e mexicanos são líderes em quantidade de atendimentos, com 28 e 29 por mês, respectivamente.
A discrepância entre tempo médio e quantidade total de atendimentos mostra que alguns contatos duram muito mais do que outros, o que, talvez, tenha mais que ver com a capacidade dos clientes de expressar objetivamente o que querem do que com a dos atendentes de responder.
Uma companhia em média costuma receber 62 chamados no chat por mês e os respondem em cerca de 1 minuto e 36 segundos.
"O conceito é simples: se a resposta foi demorada e houver insatisfação, a melhor forma de contornar isso é dar a atenção necessária ao cliente a partir de então, da melhor, mais personalizada e cuidadosa forma possível", explica Clayton da Silva, country manager da Zendesk no Brasil.