ACESSO GRÁTIS

Linktel implanta Wi-Fi Cisco no MetrôRio

14/07/2015 15:33

As estações Flamengo, Largo do Machado e Catete agora contam com internet sem fio gratuita.

MetrôRio implementa tecnologia Wi-Fi na Cisco. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O MetrôRio, concessionária responsável pela expansão da rede de transporte metroviário na capital carioca, implementou a tecnologia Wi-Fi da Cisco para disponibilizar acesso internet grátis para seus passageiros.

Com o projeto, as estações Flamengo, Largo do Machado e Catete agora contam com internet sem fio gratuita, operada através de Access Points da companhia e da arquitetura Cisco Prime.

O serviço de Wi-Fi, prestado pela Linktel, está em funcionamento desde março deste ano e é utilizado pelos usuários do Metrô e pelos estabelecimentos comerciais dentro das estações.

Foram instalados Access Points Cisco Aironet 2602-i e a controladora Cisco 8500, além da arquitetura Cisco Prime, tecnologia que integra as soluções Prime LAN Management Solutions (LMS) e Prime Network Control System (NCS) em um único pacote.

A infraestrutura foi implantada em topologia “estrela”, interligada com a Central da concessionária e com os pontos de Wi-Fi dispostos nos mezaninos e nas plataformas.

A concessionária tem intenção de colocar o Wi-Fi gratuito em funcionamento em todas as 36 estações até o fim deste ano (hoje são 17 estações com esse tipo de serviço).

Com fluxo de 830 mil pessoas por dia, o MetrôRio conta com 2 linhas e 36 estações em funcionamento. Apenas no mês de abril, o MetrôRio contabilizou 4.869 acessos nas três estações, sendo que a estação Flamengo foi a de maior volume (2.140 autenticações).

“Para o MetrôRio, é importante oferecer conveniência e serviços como o Wi-Fi gratuito que facilitem a vida do usuário, tornando sua experiência dentro do sistema metroviário ainda mais positiva”, afirma Ricardo Nunes, diretor de Marketing e Comercial do MetrôRio.

Nos estabelecimentos comerciais dentro das estações, a Linktel possui uma equipe comercial que fornece o serviço como link compartilhado para as lojas, que utilizam a Internet sem fio nas suas operações do dia a dia.

“Atualmente é impossível imaginar não ter acesso à tecnologia Wi-Fi, principalmente em locais com grande fluxo de pessoas, como é o caso do MetrôRio. É preciso que o sistema seja de fácil implementação e gerenciamento, agregando valor ao negócio do cliente. Estamos contentes que a tecnologia Cisco tenha proporcionado isso”, afirma Junot Pitanga, gerente regional do segmento de Operadoras da Cisco.

Veja também

OLHOS
Cerpo: renovação com Teltec

Projeto envolve virtualização de desktops, contact center, telefonia IP, redes, videoconferência e educação à distância.

SEGURANÇA
Cisco compra Open DNS por US$ 635 mi

Compra é movimento da multinacional para crescer no segmento de segurança online.

BI
Qlik se aproxima das grandes

Fabricante do Qlikview, contratou Lucien Cohen para o cargo de diretor de alianças estratégicas.

PAGAMENTOS
Visa terá centro de inovação no Brasil

O ambiente será inaugurado no segundo semestre, em São Paulo.

MARKETING
ClickSoftware: Labbate assume divisão Américas

Executivo tem missão de contribuir na expansão da companhia em novas verticais e territórios.

MIMIMI
Início da Xiaomi gera insatisfação

Muitos consumidores que tinham feito o pré-cadastro para garantir seu aparelho não concluiram a compra.

CONTACT CENTER
Genesys mira alta de 60% em clientes

Com isso, a empresa quer chegar a 200 empresas atendidas no Brasil.