O projeto irá monitorar veículos em Goiás e Minas Gerais. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Mosaic Fertilizantes, produtora global de fosfatados e potássio combinado, adotou a ferramenta GoAwake, desenvolvida pela Creare Sistemas, para monitorar e realizar o controle de sonolência e distração dos motoristas de sua frota de máquinas.

Em um primeiro momento, o projeto abrangerá o monitoramento de 48 veículos nas operações de Catalão, em Goiás, e outros 46 em Tapira, Minas Gerais.

Com o auxílio de câmeras instaladas nos veículos gerenciados pela empresa, o sistema identifica sinais de distração, cansaço e uso de celular ao volante, emitindo alertas por voz para o condutor e gravando 10 segundos do evento.

Em seguida, as não conformidades são registradas e enviadas em tempo real por rede 3G ou 4G à central de monitoramento 24h da Creare, além da plataforma GoAwake na nuvem.

A partir disso, a equipe técnica realiza a validação do alerta e avalia o incidente, disponibilizando ao gestor as ocorrências classificadas e organizadas para rápida identificação do grau de risco de acidentes e tomada de ação.

Além disso, o sistema mapeia os locais com maior incidência de alertas, indicando possíveis pontos de rodovias e estradas monótonos.

Assim, os gestores podem realizar um melhor planejamento das viagens e paradas, identificando o nível de atenção de cada condutor ao longo do dia.

“Tão fundamental quanto a atuação da empresa no plantio agrícola é a segurança de suas equipes, item do qual somos honrados em dizer que, no que se refere à frota, somos corresponsáveis por garantir”, afirma André Ribeiro, diretor administrativo da Creare Sistemas.

Criada em 2004, a Mosaic é uma multinacional americana que entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países.

No Brasil, está presente em dez estados e opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais.

Conforme a CNN Brasil, a companhia apresentou lucro liquido de US$ 827,9 milhões no quarto trimestre de 2020.

A Creare Sistemas foi fundada em 2012 a partir de uma spin-off de uma área de negócios da AEL Sistemas e desenvolve soluções eletrônicas para gestão de ativos móveis e sistemas para automação da coleta de dados de processos logísticos e industriais.

Em 2019, a companhia lançou a spin-off GoAwake, que atua com solução para prevenção de acidentes por fadiga e distração e tem unidade instalada no Research Park da Florida Atlantic University (FAU), nos Estados Unidos.

Atualmente, as soluções da Creare Sistemas são utilizadas para monitoramento de aproximadamente 20 mil veículos, atendendo a clientes como Copel, Vale, Veracel, JSL, CPFL Energia, Suzano e Pepsico.