Rafael Oliveira.

Tamanho da fonte: -A+A

A WSO2 acaba de contratar Rafael Oliveira, ex-head de distribuição da Alcatel Lucent no Brasil, para assumir o cargo de gerente de canais América Latina da empresa.

Oliveira tem também uma passagem pela HPE, onde foi gerente de canais para vendas SMB para América Latina, e passagem por cargos de gerência na área de canais da Lexmark, Avaya e Cisco.

Na WSO2, o executivo terá papel fundamental na expansão da empresa na América Latina, sobretudo em mercados como Brasil, Chile, México e Peru, com foco na ampliação do time de parceiros. 

“A América Latina vivencia um aumento de demanda de soluções tecnológicas, com a aceleração da transformação digital das empresas, em todas as indústrias”, afirma Fernando Arditti, Vice-Presidente e Gerente Geral da WSO2 na América Latina. 

Alguns dos mercados de potencial para a WSO2 têm a ver com movimentos como o open banking, que aumentam a demanda pelo tipo de soluções de gestão de middleware e APIs que a empresa vende.

A WSO2 abriu uma operação no Brasil em 2014, com um escritório em São Paulo, a partir do qual atende 46 clientes na América Latina.

A empresa foi fundada em 2005 em Colombo, a capital do Sri Lanka, onde ficam a maior parte dos seus 800 funcionários.

A WSO2 recebeu nos anos seguintes investimentos de fundos como Intel Capital e Cisco e despontou em levantamentos do Gartner a partir de 2014. 

Sri Lanka, uma ilha de 20 milhões de habitantes localizada ao sul da Índia, emula o sucesso do seu vizinho como um polo de TI. A IFS, multinacional sueca de ERP, faz parte do seu desenvolvimento de software no país.

O setor de TI e BPO respondeu por exportações de US$ 1 bilhão em 2020, um crescimento de 120% comparado com 2015. A meta é chegar a US$ 5 bilhões, 200 mil empregos e 1 mil startups até 2022.