E-COMMERCE

Paraíba tem 300 centros de distribuição

14/07/2022 13:13

O estado está atraindo grandes empresas com redução de ICMS para 1%.

O decreto que reduz o imposto é válido até o final de 2022 (Foto: Canva)

Tamanho da fonte: -A+A

A Paraíba já conta com 300 centros de distribuição, boa parte resultado da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 1% nas vendas para outros estados, feita pelo estado há dois anos. Para vendas internas, o ICMS é de 4%.

Como contrapartida, as empresas devem ter pelo menos saída média mensal de mercadorias de R$ 2 milhões e gerar ao menos 30 empregos diretos. O decreto que reduz o imposto é válido até o final de 2022.

Varejistas como Magalu e Fast Shop, por exemplo, já abriram CDs na região. A Fast Shop tem um armazém em Alhandra, município da região metropolitana de João Pessoa com cerca de 20 mil habitantes.

Segundo o Mobile Time, no caso da empresa, existem reduções consideráveis repassadas ao consumidor diante da possibilidade de adquirir os produtos alocados no centro de distribuição. Para um cliente de São Paulo, a logística pode lhe garantir um desconto de 27%.

Além do ICMS reduzido, a varejista conseguiu uma liminar para não pagar o diferencial de alíquota, ferramenta usada para equilibrar a arrecadação do imposto entre os estados brasileiros.

De acordo com Bianca Xavier, professora de direito tributarista da FGV-Rio entrevistada pelo site, a modalidade de venda da rede está em uma “zona cinzenta”, visto que não é caracterizada como passeio de nota fiscal.

Outros lugares já aderiram anteriormente à estratégia paraibana, como Cajamar, município da Grande São Paulo conhecido como a cidade dos galpões.

Em 2021, a cidade possuía 1,3 milhão de m² de CDs de grandes marcas, como Amazon, Correios, Carrefour, Walmart e FedEX, totalizando 142 empresas do setor logístico ativas que despacham quatro em cada 10 compras on-line feitas nacionalmente.

Veja também

ROBÔ
DHL otimiza logística com Automni

Tempo de picking cai pela metade em armazém da distribuidora.

PARCEIROS
KMM leva B1 para área de logística

Empresa vai levar ERP da SAP para sua base de 1 mil clientes na área de transporte.

NOMES
Landeiro, ex-Patrus, assume logística na Benner

Contratação pode ser o primeiro passo para a criação de uma spin off.

CONTEÚDO
Evento reúne CEO’s e líderes de empresas para falar de logística e mercado

Logística Brasil é gratuito e tem palestrantes de empresas como Brinks, Arezzo & Co, Tetra Pak, Magalu e 3M.

ALTA
E-commerce cresce 110% no primeiro trimestre de 2021

Dados são da Senior Sistemas, cujas soluções fazem 40% da movimentação logística do Brasil.