O Banco de Brasília escolheu a Hitachi Vantara para implementar uma solução de storage. Foto: Divulgação.

O Banco de Brasília (BRB) escolheu a Hitachi Vantara para implementar uma nova solução de storage que atenda aos requisitos do Banco Central sobre agilidade e segurança de acessos. O sistema adotado foi o vMSC (vSphere Metro Storage Cluster).

Para elaborar o projeto, a Hitachi Vantara e o BRB desenvolveram uma arquitetura baseada em ambiente VMWare, a vMSC, sustentada por um sistema GAD (Global Active Device), que une dois storages para criar um ambiente virtual (VSM), que se estende em 2 datacenters, 10 hosts locais e aproximadamente 1500 servidores em modo ativo-ativo, que oferece o melhor desempenho e segurança dos dados.

A infraestrutura anterior do BRB estava baseada no sistema de réplicas entre dois datacenters (ativo-passivo), o que deixava o processo mais inseguro e lento, devido à quantidade de acessos. 

Com a nova arquitetura, o ambiente de virtualização passou a operar como um cluster único, no qual os nós computacionais foram separados geograficamente, sem perda de performance, já que todo processo de entradas e saídas (IO) de dados passou a ser realizado no datacenter local. 

Assim, o ambiente pode apresentar um determinado volume de disco com a mesma identificação para os dois ou mais datacenters, sem a necessidade de reassinar o disco, caso ocorra a indisponibilidade de um datacenter, ou a simples movimentação de um servidor virtual.

“A arquitetura proposta foi implementada em todo o ambiente de produção do BRB, de forma a reduzir a latência e garantir a alta disponibilidade de acesso aos dados, o que era fundamental para atender às regulamentações do Banco Central e melhorar a experiência do usuário e do funcionário”, explica Edson Bispo, diretor da Hitachi Vantara.

O novo sistema movimenta aproximadamente 1,5 mil servidores em até quatro minutos, reduzindo o tempo de abertura do sistema. Houve ainda uma redução de 65% para 5% no consumo do link utilizado para a gravação e réplica dos dados do storage.

O BRB é o maior banco estadual da região centro-oeste, com mais de 658 mil clientes e forte atuação no Distrito Federal. O banco tem presença em outros cinco estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Formada no ano passado, a Hitachi Vantara reuniu em uma só empresa a Hitachi Data Systems, sua antiga companhia de armazenagem de dados; a Hitachi Insight, focada em Internet das Coisas e a Pentaho, dona de um produto open source de análise de dados e adquirida pelos japoneses em 2015.