Os usuários em São Paulo contam com uma velocidade média de download 4G de 21,3 Mbps. Foto: Pexels.

A Opensignal, empresa de análise móvel, aponta o 4G de São Paulo como o mais rápido entre as seis maiores cidades da América Latina.

A organização verificou a velocidade de download 4G experimentada pelos usuários de smartphones em Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago e São Paulo. 

Os usuários em São Paulo contam com uma velocidade média de download 4G de 21,3 Mbps, ligeiramente mais ágil (0,3 Mbps) que a da Cidade do México. As duas cidades têm boa velocidade ao longo de todo o dia, visto que no horário mais lento, a velocidade apresentada na Cidade do México e em São Paulo equivale à média das demais analisadas.

opensignal

Enquanto isso, os usuários de Buenos Aires experimentaram a velocidade mais baixa, com uma média para download 4G de 16,2 Mbps.

A análise mostra uma tendência consistente em todas as seis cidades analisadas: os usuários passam por uma grande variedade de velocidades em diferentes horas do dia. O horário mais ágil foi às 4 da manhã, quando poucas pessoas estavam online e as redes estavam menos congestionadas. 

Nesse período do dia, São Paulo chegou a 31,9 Mbps, seguido por Santiago, com 31,4 Mbps.

À medida que o dia passa e as redes se tornam mais congestionadas, a velocidades de download 4G cai  substancialmente. Em Santiago, o número caiu para 9,2 Mbps, quase 50% menor que a média registrada – a maior flutuação ao longo do dia entre as cidades analisadas.

Usuários em Buenos Aires experimentaram a menor flutuação ao longo do dia (menos de 12 Mbps), seguida por Lima e Cidade do México. A velocidade média de download em todas as cidades listadas foi de 18,1 Mbps.