Empresa de logística atende clientes em 13 estados. Foto: divulgação.

A Carvalima Transportes, empresa mato grossense de logística, adotou as soluções da SonicWall, companhia americana de segurança da informação, com a Núcleo Tecno, integradora parceira de negócios da marca no Mato Grosso. 

Ao criar uma nova sede administrativa em Cuiabá, a Carvalima instalou seu novo data center e implementou um cabeamento estruturado em fibra óptica de 100 Gb/s em todo local, inclusive fora do data center.

Segundo a empresa, o objetivo era atualizar seu ambiente de TI e Telecom, que atende 650 funcionários, além de prestadores de serviços terceirizados que utilizam a rede. 

Para a segurança do data center, a companhia implantou o Firewall de próxima geração SonicWall NSa 3650 em alta disponibilidade (HA), enquanto nas três principais filiais da Carvalima Transportes foram instalados os dispositivos TZ 300 e SOHO. 

A empresa também utiliza o SonicWall Capture SandBox e a plataforma SonicWall Global Management System.

De acordo com a companhia de segurança, a soma da nova infraestrutura de rede com a nova geração de soluções de segurança da SonicWall garante que o ambiente da transportadora não sofra nenhum gargalo e ainda seja protegido de ameaças digitais.

“Ganhei visibilidade sobre tudo o que trafega na nossa rede. A plataforma SonicWall faz a filtragem do tráfego da rede, realiza a proteção contra ameaças e intrusões e bloqueia arquivos e informações infectados, além de identificar acessos indevidos, oferecer recursos de antivírus e suportar as VPNs entre a sede e as filiais”, conta Marcos Antônio, gerente de TI da Carvalima Transportes.

Segundo a transportadora, um dos resultados foi a possibilidade de priorizar o tráfego da rede de acordo com a lógica dos negócios, com os protocolos de aplicações críticas passando à frente de outros sistemas que possam sofrer um pequeno atraso. 

Outro ganho foi o uso do SonicWall Capture SandBox, que identifica arquivos suspeitos e os abre virtualmente para checar se o arquivo está livre de malware.

Antes de adotar o SonicWall NSa 3650 em HA, a Carvalima Transportes trabalhava com uma versão anterior dessa tecnologia, mas o crescimento da empresa exigiu uma solução mais robusta do que a anterior.

Nessa busca, Marcos Antônio, o gerente de TI da companhia de logística, visitou outro usuário da solução de segurança no Mato Grosso, gigante do agronegócio que não teve o nome revelado. Após verificar os resultados que a tecnologia oferecia a essa empresa, tomou a decisão pelo upgrade do Firewall.

A Núcleo Tecno, que já prestava serviços à Carvalima, atuou em todo o processo de renovação das soluções de segurança SonicWall, do projeto à implantação, e segue prestando serviços: seu SNOC gerencia remotamente o ambiente SonicWall da companhia de transporte.

A integradora é, também, responsável pelos Firewall de próxima geração implementados fora do data center, o nó central – são soluções que a transportadora contratou em forma de serviços.

Além disso, Núcleo Tecno participou do desenho e implementação da segunda rede da nova sede, um ambiente totalmente dedicado às 360 câmeras de segurança CFTV que monitoram o espaço, mantendo duas redes isoladas para aumentar a performance e a segurança.

Fundada em 1991, a americana SonicWall protege mais de 1 milhão de redes em mais de 215 países, contando com mais de 10 mil parceiros de canais. 

Na região da América Latina e Caribe, são mais de 350 mil dispositivos de segurança implementados em milhares de empresas usuárias.

Além da SonicWall, a consultoria Núcleo Tecno atua com marcas como Dell EMC, VMware, Microsoft, IBM Software, Oracle, Veeam, Kasperky, Bit Defender e Red Hat, além de cloud pública e soluções de modular datacenter.

Com 30 anos de atuação, a Carvalima Transportes atende clientes em 13 estados, além do Distrito Federal, em mais de 3,4 mil cidades brasileiras. São mais de 33 mil clientes ativos e 1,1 mil colaboradores e os veículos da companhia rodam 4,7 mil quilômetros por dia.