Marcelo Veras, presidente do Grupo Unità. Foto: Divulgação.

O Grupo Unità Educacional adotou a plataforma educacional Canvas, da Instructure, para acompanhar o crescimento da instituição com a aprendizagem a distância e a expansão dos negócios por meio de franquias.  

A Unità Educacional detém quatro marcas: Proordem, que prepara estudantes e bacharéis em direito para a prova da OAB e concursos públicos; Escola Superior de Direito (ESD) com cursos de pós-graduação Lato Sensu; Inova Business School, divisão de educação executiva com MBAs e pós-graduação; e o Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), que trata da formação específica de professores.

Hoje, o público da instituição está mais concentrado na região metropolitana de Campinas, com sua unidade própria, além de outras dez cidades com unidades franqueadas. Porém, com a disponibilidade dos cursos online, a atuação deve se expandir para outras cidades. 

A implementação da plataforma Canvas é feita aos poucos para oferecer aos estudantes da Unità a alternativa por cursos online e uma aprendizagem híbrida, que mescla aulas presenciais e à distância. O primeiro curso a distância foi disponibilizado em junho de 2016, como um teste de conhecimento da ferramenta.

“Comparo o nosso ‘antes’ e ‘depois’ do Canvas como a mudança do sinal analógico para o digital. O processo de adoção da plataforma foi extremamente simples. A experiência de aprendizagem no computador, tablet ou celular é exatamente a mesma quando estamos dentro da plataforma”, avalia Marcelo Veras, presidente do Grupo Unità.

Até a adoção do Canvas, as aulas eram 100% presenciais. Atualmente, a direção do Grupo Unità Educacional realiza aulas inaugurais online com os coordenadores de cada curso, a fim de que os alunos tenham contato com os principais responsáveis e vivenciem a experiência das aulas a distância.

Em 2017, a instituição colocou os seus primeiros cursos online à venda – todos relacionados à divisão Inova Business School. A expectativa é ter ao menos 20 cursos disponíveis. 

Nos próximos meses, a Escola Superior de Direito, que conta com cerca de 1,5 mil alunos na sua unidade própria e mais 2 mil nas franqueadas, também passará a contar com aulas online, além das presenciais. 

“Os alunos que ingressarem nesse ano terão mais esse benefício”, diz Veras. 

Para auxiliar os professores a usufruírem da plataforma educacional, o Grupo Unità criou dentro do próprio Canvas o curso “Eu no Canvas”, com o objetivo de ensinar os educadores a disponibilizarem conteúdos e a interagirem com os estudantes.  

O ambiente virtual de aprendizagem Canvas chegou ao Brasil no final de 2015. A plataforma, baseada na nuvem, tem o diferencial de ser um software aberto, permitindo que diversos aplicativos e programas educacionais criados por outras empresas sejam integrados.

No Brasil, o Canvas LMS também é utilizado por instituições como Universidade Veiga de Almeida (RJ), Unijorge (BA), Grupo Unità Educacional (SP) e Escola Móbile (SP).