Trinta empresas devem ser beneficiadas nos próximos 18 meses. Foto: Pexels.

O Google for Startups anunciou a criação de um fundo de R$ 5 milhões para apoiar negócios fundados e geridos por negros no Brasil.

De acordo com o Estadão, o Black Founders Fund, ou Fundo para Fundadores Negros, em inglês, deve investir em 30 empresas nos próximos 18 meses. As inscrições estarão abertas durante todo esse período na página do programa.

Além de ter fundadores em seu quadro societário que se autodeclaram negros e negras, as startups participantes devem operar no Brasil e estar em busca do investimento seed, o estágio inicial de captação de recurso.

Segundo a Google, serão priorizadas empresas que ofereçam soluções “capazes de causar maior impacto aos brasileiros, com alinhamento de visão coeso entre fundadores e equipe e que usem a tecnologia para solucionar o problema encontrado”. 

Além do investimento em dinheiro, cujo valor dependerá do estágio de maturidade do produto oferecido, as startups selecionadas receberão benefícios como créditos em produtos Google, acesso a rede de mentores e possibilidade de participar dos programas realizados pelo Google for Startups.

A companhia afirma que não pedirá contrapartida ou participação societária nas startups investidas.