O DG Smart estará presente em 2 mil veículos até janeiro de 2015. Foto: Divulgação.

A frota de ônibus da SPTrans começou a circular por São Paulo com os primeiros validadores eletrônicos DG Smart, desenvolvidos pela Digicon. Até janeiro de 2015, as operadoras terão que equipar todos os ônibus com estes novos modelos. 

O DG Smart estará presente em 2 mil veículos de 4 garagens da capital paulistana. 

A nova tecnologia permitirá redução de fraudes nas utilizações dos cartões de Bilhete Único através de uma câmera que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou gratuidades), comparando as fotos previamente cadastradas com aquelas realizadas no momento da validação.

Segundo o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho, o DG Smart possui também uma alta performance de processamento, grande capacidade de armazenamento e transmissão de dados. 

Estas funções são realizadas via wi-fi e modem 3G. 

“Por estas características o embarque de passageiros é agilizado, como também permite identificar os casos de cartões perdidos, roubados ou as tentativas de fraudes no sistema”, comenta.

A Digicon atua no segmento de bilhetagem eetrônica há quase de 20 anos. A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon fornece sistemas inteligentes para controle de tráfego, bilhetagem eletrônica, além dos sistemas para estacionamentos urbanos com parquímetros. 

A unidade tem previsão de crescer 20% em 2014. O segmento já representa 40% no faturamento total da empresa, que estimou uma receita de R$ 60 milhões para 2013.