Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação.

A aceleradora Start You Up lançou um novo programa de educação empreendedora, o Lean Start You Up, que está sendo implementado pela primeira vez com empreendedores da incubadora Santos Dumont, no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. 

Com a iniciativa, a aceleradora inaugura também o conceito de incubaceleração, trazendo para a incubadora conceitos, métricas e métodos utilizados pelas aceleradoras, com o objetivo de atender às necessidades dos empreendedores e startups de forma ampla e eficiente. 

“O Lean Start You Up parte da premissa de que é necessário inovar sempre e que a inovação nasce do empreendedor. Ela é resultado de reflexão, pesquisa, conhecimento multidisciplinar, mas principalmente do reconhecimento da necessidade de mudar”, explica Luciana Paiva, coordenadora da Unidade de Educação Empreendedora da Start You Up. 

Segundo Hedryk Daijó, gerente da Incubadora Santos Dumont do Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, o Lean Start You Up apresenta mais do que o foco na inovação. 

"Quando começamos a desenvolver nossa metodologia de incubação conversamos com a Start You Up para desenharmos juntos um modelo que complementasse nosso processo e que apresentasse aos empreendedores as possibilidades de inovarem em seus negócios", relata.

Inaugurado oficialmente em 2004, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) reúne hoje cerca de 80 entidades, que, além de compartilharem os espaços físicos, são parceiras na promoção do desenvolvimento territorial sustentável.

Atualmente, cerca de 2.800 acadêmicos têm aulas no PTI. Além do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Parque sedia um dos polos de apoio presencial da  Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Por  meio do programa de Desenvolvimento de Negócios, o PTI apoia a criação e a consolidação de empresas. Atualmente, são 18 empresas apoiadas. Juntas, elas geram mais de 100 postos  de  trabalho.

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. 

Criada em 2010, a Start You Up passou a atuar como uma aceleradora de startups há dois anos e já é uma das 12 aceleradoras credenciadas do Programa Startup Brasil do Governo Federal. 

Com 16 startups em seu portfólio, a instituição acelera o processo de maturação dessas empresas para que, em tempo hábil, elas consigam atingir os objetivos dos empreendedores, dos parceiros, do mercado e dos investidores.