Diullei Gomes, diretor de tecnologia da Orkeo. Foto: Divulgação.

Uma nova solução na nuvem tem a intenção de otimizar o trabalho de desenvolvedores de softwares empresariais. A Orkeo é uma plataforma para criação de sistemas que usa funcionalidades pré-programadas que podem ser customizadas. 

Segundo a empresa, com a ferramenta é possível acelerar a produção em até dez vezes e ter soluções prontas em poucas horas.

“A Orkeo é uma alternativa para entregar sistemas rapidamente, resultando em economia de tempo e dinheiro para desenvolvedores e clientes finais”, afirma Diullei Gomes, diretor de tecnologia da startup lançada no começo do ano. 

A plataforma permite o desenvolvimento de aplicativos empresariais em áreas como gestão financeira e de recursos humanos, CRM, ERP, estoque, emissão de notas fiscais, inventários, etc.

A maior parte do desenvolvimento é feita com point-and-click, mas os usuários podem criar aplicações mais complexas usando HTML5, CSS e JavaScript. A Orkeo é integrada ao GitHub para versionamento do programa.

O sistema oferece ambiente integrado de hospedagem do software na nuvem. Com armazenagem 100% web, há atualização automática e integridade das informações por meio de protocolos de segurança e backups constantes.

Os desenvolvedores não pagam para criarem softwares com a Orkeo - são as empresas que custeiam o uso e a hospedagem de sistemas feitos a partir da plataforma. Há uma versão gratuita e planos pagos, com maior capacidade, a partir de R$ 39,90 ao mês.

Também existe um modelo de parceria, em que programadores recebem treinamento in loco e ganham comissões nas assinaturas de soluções. 

“Queremos que os desenvolvedores trabalhem conosco para oferecerem sistemas modernos às empresas”, comenta Gomes. 

Há planos para que, em 2015, a Orkeo ofereça um marketplace próprio para a comercialização de softwares. Até o final do ano que vem, a empresa espera ter cerca de 10 mil usuários.

Antes de fundar a Orkeo, Gomes trabalhou por quatro anos na Cyrnel International como líder de desenvolvimento de software. A empresa é responsável pelo Cyrnel Hub, uma plataforma online que permite a abertura de informações de carteiras entre gestores de fundos, distribuidores, alocadores, investidores institucionais e individuais. 

O sistema permite que estas empresas compartilhem conteúdo de maneira similar as que as pessoas compartilham fotos e vídeos em redes sociais. No topo da plataforma existem aplicativos de análise de risco, atribuição de performance e geração de dados para CVM, por exemplo.