Android querido pela maioria. Foto: flickr.com/photos/reo_m.

De acordo com números divulgados pelo Gartner nesta quarta-feira, 14, o sistema operacional Android tem uma participação de 72% no mercado global de smartphones, registrando 122 milhões de unidades vendidas.

O iOS, sistema operacional dos badalados iPhones, da Apple, está em segundo lugar, com uma participação bem mais modesta que a do rival, com uma fatia de apenas 14% do mercado.

Segundo o Gartner, a queda do iPhone tem uma explicação. Com lançamento do iPhone 5, a demanda por modelos anteriores caiu, impactando diretamente nos números da empresa, que vendeu cerca de 23,5 milhões de iPhones no período.

A RIM ainda vive com o seu Blackberry, ficando com o terceiro lugar no mercado, com uma fatia de 5,3%. A empresa registrou uma considerável queda em relação ao 2011, quando possuía 11% do mercado.

Ainda assim, mesmo sem qualquer lançamento recente, o sistema operacional segurou firme entre os mais usados e vendeu quase 9 milhões de aparelhos neste trimestre.

O Bada, desenvolvido pela Samsung, ficou em quarto lugar, seguido pelo quase extinto Symbian, da Nokia.

Em sexto figura o ainda tímido Windows Phone, da Microsoft, que roda na linha Lumia, da Nokia, em smartphones da HTC e também em aparelhos fabricados pela Samsung.