Venâncio Aires adota soluções Digicon. Foto: divulgação.

A Digicon, empresa gaúcha de solucões em automação, anunciou o fechamento de contratos com duas cidades da região central do Rio Grande do Sul: Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.

Segundo destaca a fabricante, as adesões a estas soluções vão colaborar para a projeção de crescimento de 20% de faturamento da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon para 2014.

O município de Santa Cruz do Sul vai receber até 40 controladores de trânsito, além de uma Central Semafórica. Com a tecnologia, será possível uma maior sincronia entre os sinais com maior tempo de verde, atingido as principais vias de ligação entre o Centro e os bairros.

"Nos dias de trânsito normal, será possível cruzar praticamente todo o trecho sem obstruções, desde que a velocidade seja de 40 quilômetros/hora”, explica o diretor da divisão, Hélgio Trindade.

Para o município também está prevista a implantação de 10 kits de semáforo inteligente, que, através de câmeras, identifica o número de carros próximos e calcula a melhor maneira de gerir o tráfego, possibilitando uma melhora de até 70%.

No caso de Venâncio Aires, houve a implantação do sistema de estacionamento rotativo na área central. Foram instaladas 20 unidades do parquímetro Street para administrar 620 vagas de estacionamento em 24 quadras no perímetro central.

“Essa tecnologia favorece tanto os motoristas, como os comerciantes locais que são beneficiados com a maior rotatividade nestes estacionamentos públicos”, analisa Trindade.

A Digicon desenvolve uma linha de negócios voltada a este mercado desde 2003, quando fabricou o primeiro parquímetro 100% nacional. Atualmente são quase 3 mil equipamentos em 50 cidades de 8 estados brasileiros, controlando mais de 65 mil vagas.

A divisão de mobilidade urbana da Digicon tem previsão de crescer 15% em 2014. O segmento já representa 40% no faturamento total da empresa.