O BI e o processo de business analytics são os mais indicados para empresas que pretendem compreender melhor o perfil dos seus clientes. Foto: Pexels.

O nome até pode sugerir complexidade, mas business analytics, na verdade, é uma solução simples para empresas que precisam obter dados cada vez mais detalhados sobre a sua operação e os seus clientes. A vertente de Business Intelligence (BI) gera valor a quem a utiliza relatórios com muito mais qualidade, trazendo informações que aportam perfis e tendências para o negócio. Mais do que isso, o business analytics pode revelar contextos até então desconhecidos e inexplorados pela empresa.

O primeiro passo para gerar relatórios por business analytics é implementar a BI e garantir os insumos para o seu bom funcionamento. Você pode pensar que a sua empresa não tem os dados estruturados, os recursos computacionais e nem mesmo tempo para realizar isso. Para atender a essas necessidades, a 2Cloud desenvolve as suas soluções em computação na nuvem, tecnologia que oferece o melhor suporte para projetos de BI e business analytics graças a sua flexibilidade e ao seu custo-benefício.

 

Veja como o business analytics na nuvem suporta melhor as tomadas de decisão

A base do business analytics é o uso de recursos computacionais: leitura de banco de dados, uso de processamento e de memória. Esses recursos demandam capacidade de servidores para processar, armazenar e permitir que a informação seja gerada. O produto final é um relatório com muito mais especificidade sobre o seu negócio, as suas necessidades e oportunidades para crescer. 

Perfil detalhado dos clientes, comportamento a partir da compra e tendências de consumo são apenas alguns exemplos das inúmeras conjunturas que podem ser delineadas para a tomada de decisão da empresa a partir do business analytics.

Em outras palavras, o processo de business analytics é a correlação de todos os dados da base da sua empresa, o que exige uma capacidade grande de TI. Nesse caso, a nuvem é a opção viável às estruturas internas de TI, onde as empresas atualmente mantêm as soluções de BI e analytics. Quer um exemplo?

Um cliente procurou a 2Cloud para conhecer as soluções na nuvem e saber se poderia ter relatórios melhores sobre vendas sem gastar uma vultuosa quantia. A troca e a customização do software de planejamento ERP, ou Enterprise Resource Planning, custaria mais de R$ 500 mil. A aquisição de um software de BI e a operação na nuvem levaram à empresa ao seu objetivo com recurso em torno de R$ 20 mil.

Ou seja, diferentemente do que o cliente da 2Cloud imagina, inicialmente a empresa não precisava trocar o sistema de ERP para conseguir relatórios melhores através do business analytics. O que a empresa necessitava era de uma solução de BI e de um serviço em nuvem que pudesse trazer para a companhia a capacidade de processamento que ela necessitava. 

 

Como a 2Cloud pode ajudar a sua empresa com o business analytics

A 2Cloud pode ajudar empresas a implementar o BI e o business analytics de duas formas:

1. Clientes com dados estruturados

Se os dados da sua empresa já estão estruturados e você está pronto para operar com business analytics, é possível encontrar na nuvem os recursos computacionais de que você necessita para a transição e o suporte desse processo. Para apoiar a sua empresa, a 2Cloud oferece servidores e unidades de armazenamento de grande porte e capacidade de memória – requisitos para que o BI e o business analytics possam ser implantados.

 

2. Clientes sem dados estruturados

Caso você ainda não tenha os dados da sua companhia estruturados, saiba que isso não é um problema. Quando a sua empresa migrar os dados para a nuvem, a gestão da massa de informações da sua companhia será feita de forma muito mais ágil através de backups, abrindo caminho para a reestruturação do seu banco de dados.

 

Quais perfis de empresas se beneficiam mais com o business analytics?

O BI e o processo de business analytics são os mais indicados para empresas que pretendem compreender melhor o perfil dos seus clientes. Assim, essa análise de dados pode interessar tanto para varejistas quanto para seguradoras ou financeiras, por exemplo, que buscam conhecer os seus clientes ou investidores. 

Muitas empresas estão acordando para esse novo momento na gestão da informação. Essas companhias percebem nas novas soluções a flexibilidade para customização, as vantagens na relação custo-benefício e o suporte para alcançar metas de forma ágil e eficiente.

A sua empresa gostaria de conhecer mais detalhes sobre a viabilidade de business analytics e da nuvem para o seu negócio? A 2Cloud quer entender melhor o seu problema e ajudar você a encontrar a melhor solução para a sua empresa. Entre em contato conosco e nos deixe ajudar a sua companhia a crescer!