Grant-Thornton adota Fluig. Foto: divulgação.

A Grant Thornton Brasil, firma-membro da Grant Thornton Internacional, uma das cinco maiores empresas globais de serviços de auditoria e consultoria empresarial, adotou o Fluig, plataforma de colaboração da Totvs.

Com a solução, a companhia normatizou processos das equipes por tipo de documentos, assim como endereçou outras demandas como substituir arquivos em papel para formato digital, gerir prazos para input no sistema.

Atualmente, a plataforma é utilizada por 370 usuários ativos, atingindo 40 equipes e 200 empresas. Sete processos já foram automatizados: notas fiscais de serviços, estoque nacional e importado, notas fiscais de consumo ou ativo fixo, documentos financeiros, cálculo de impostos (diretos e indiretos) e outros documentos.

Em seis meses, foram publicadas mais de 71.930 documentações e finalizadas mais de 31.700 solicitações de tarefas, diretamente no Fluig, reduzindo multas e descumprimento de prazos, assim como custos de impressões e cópias de documentos.

Antes da adoção da plataforma, cada documento era entregue fisicamente em cada setor. Além do risco, as equipes tiravam cópia dos arquivos entregues, contribuindo para o alto custo com papéis e tintas. E quando acontecia de não encontrar a pessoa responsável, o fluxo do trabalho era prejudicado.

Segundo Adriane Sayuri, gerente de Sistemas da Grant Thornton do Brasil, o uso da ferramenta é parte essencial para o plano de crescimento e ganhos em melhoria nos processos, assim como ofertar uma solução mais completa de serviços ao mercado.

“Encontramos no Fluig a resposta para as nossas necessidades. Além dos diversos cards disponíveis, é uma plataforma simples que possibilita a personalização, pois está em ambiente cloud e permite o uso mobile. Essas características foram suficientes para a escolha da solução, que integra pessoas e processos de localidades diversas”, destaca a executiva.

Atualmente, o Fluig conta com 500 mil usuários em 400 empresas. O Ecofluig foi responsável pela venda de mais de 20 mil identidades no primeiro semestre de 2015 e trouxe 15% dos novos clientes da plataforma neste período.

O grosso das vendas, no entanto, ainda vem diretamente pela Totvs, por meio das suas 52 franquias e da loja online. No total, 20% dos clientes da plataforma não são clientes ativos da Totvs.

A Totvs faz uma aposta sobre o futuro da companhia no Fluig. Em 2013, a empresa tomou um grande empréstimo junto ao BNDES, no total de R$ 658 milhões, dos quais R$ 58,4 milhões seriam investidos na ferramenta.