Vista noturna do porto de Rio Grande. Foto: Prefeitura Rio Grande.

A Vetorial Internet venceu uma licitação organizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP para ser o provedor responsável pela conexão entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, o Hospital Universitário – HU e o Instituto Federal – IF campus Rio Grande, com rede por fibra ótica de 1 Giga de velocidade. 

O contrato é de dois anos.

A RNP é responsável pelo backbone de telecomunicações usado por universidades e institutos de educação federais e decidiu trocar a Embratel pela Vetorial, que é sediada na cidade, dentro de uma estratégia nacional de trabalhar com provedores locais.

“Atualmente, estamos com 50% dos nossos circuitos no Brasil com atendimento de provedores locais e regionais, o que reduz o custo em até um terço e traz um bom serviço para as instituições”, afirma Rodrigo Campos, comprador sênior da RNP.

Recentemente, a Vetorial fechou outro contrato com a RNP, dessa vez para nstalar uma rede de fibra óptica de 50 km em Pelotas, um município vizinho a Rio Grande.

Pelo acordo, a RNP entra com um investimento de R$ 1 milhão em fibra e a Vetorial com mão de obra e material para projeto e instalação, algo como dois terços do custo total. 

Em troca, a empresa terá direito a usar um terço da capacidade da rede com seus clientes. A implantação deve ser feita ao longo dos próximos seis meses.

O convênio assinado com a RNP em Pelotas possui duração de dez anos.

A Vetorial Internet é um dos maiores provedores do interior do Rio Grande do Sul, com 120 colaboradores atendendo 20 mil clientes, entre eles nomes como Tecon, Yara Brasil, EBR e Sagres.