Alessio Alionço segue como CEO da Pipefy. Foto: Eduardo Macarios

A Pipefy, startup brasileira de gerenciamento de processos na nuvem, acaba de contratar Ananth Avva, um executivo americano baseado em São Francisco, para assumir os cargos de presidente e COO da empresa.

Avva reportará a Alessio Alionço, CEO e fundador da Pipefy.

Em nota, a companhia afirma que a missão de Avva é “acelerar a trajetória de crescimento atual da empresa” e “ajudar a definir a Pipefy como líder do setor em plataformas de gerenciamento de fluxo de trabalho”.

A Pipefy não chega a mencionar o assunto na sua nota, mas se a companhia estava procurando alguém capaz de conduzir uma venda de grande envergadura, Avva parece ser o homem certo.

As três últimas empresas nas quais ele foi COO, CFO ou os dois cargos juntos, foram vendidas.

Até outubro, Avva era CFO e COO da Lastline, uma companhia de segurança adquirida em junho pela VMware.

Antes, ele foi CFO e COO da Wrike, uma companhia similar à Pipefy, teve o controle adquirido no final de 2018 pelo fundo de investimento Vista, em um negócio de US$ 800 milhões.

Finalmente, ele foi CFO da LiveOps, uma empresa de colaboração e videoconferência comprada por outro fundo de investimento, ainda em 2015.

Para fechar o pacote, o executivo conhece o outro lado do comprador, tendo trabalhado na área de finanças do Google, no fundo de investimentos Voyant e na KPMG.

A Pipefy já levantou US$ 60 milhões em investimentos de fundos como 500 Startups, Redpoint Ventures, Valor Capital, Founders Fund (do fundador do Paypal, Peter Thiel) e os fundadores da Zendesk, além de Insight Partners OpenView e Trinity Ventures. Fundos costumam pressionar por vendas, para obter retorno.

Mas isso são especulações desse repórter. Na nota, como dito, não há menção de planos do tipo (vale destacar que ninguém colocaria isso numa nota, de todas maneiras), só projeções mais genéricas.

“Estou ansioso para continuar o ímpeto que a equipe tem impulsionado até agora e escalar a organização para novos patamares", afirma Avva no texto distribuído à imprensa.

A Pipefy foi fundada em Curitiba em 2015 por Alessio Alionço, criador de um marketplace de serviços chamado Acessozero, vendido ao portal Apontador.

A empresa já tem 8 mil clientes em 150 países, incluindo a gigante de tecnologia da informação IBM, o banco Santander e a fabricante de automóveis Volvo.