Argentina e Chile concorrem para sediar o segundo data center da AWS na América Latina. Foto: Divulgação.

A Argentina e Chile são os países que concorrem para sediar o segundo data center da Amazon Web Services (AWS) na América Latina. 

O primeiro data center da região foi aberto há seis anos no Brasil.

A Amazon vem expandindo sua infraestrutura de computação em nuvem em todo o mundo. De acordo com a Bloomberg, uma equipe da empresa visitou recentemente a Argentina para avaliar o mercado de serviços em nuvem e entender os tributos locais.

No entanto, a publicação também lembra que o Chile tem um histórico mais desenvolvido em relação ao investimento em tecnologia. 

Em 2012, o Google escolheu o Chile para estabelecer seu primeiro centro de dados na América Latina.

Além disso, Santiago ficou duas posições acima de Buenos Aires em uma pesquisa sobre centros tecnológicos globais da Savills.

O Chile planeja desenvolver sua rede de fibra óptica para estabelecer a região sul da Patagônia como um centro digital, oferecendo incentivos fiscais, de acordo com uma fonte da Bloomberg familiarizada com o plano.

Já a Argentina tem atrações diferentes. A economia do país é duas vezes maior do que a do Chile e o país possui uma série de unicórnios tecnológicos, como MercadoLibre, Globant, Despegar.com e OLX, todos avaliados em mais de US$ 1 bilhão .

Antes da visita da equipe da AWS à Argentina, o presidente do país, Mauricio Macri, se encontrou com Elaine Feeney, vice-presidente de expansão da Amazon, em novembro passado, quando estava em Nova York.

Segundo a AWSForBusiness, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, também fez uma visita à sede da Amazon em junho, quando a AWS assinou um memorando de entendimento com o governo do Chile para modernizar os serviços governamentais no país.

Alguns meses depois, Sebastian Beeche, chefe técnico do ministério chileno, revelou que a Amazon havia manifestado interesse em colocar um datacenter na Patagônia, região compartilhada pela Argentina e pelo Chile no extremo sul da América do Sul.