Serviços, aplicativos e infraestrutura em nuvem da AWS no Startup SC. Foto: Flickr.com/nirak

A Amazon Web Services (AWS) é a mais nova parceira do Startup SC, programa lançado em janeiro deste ano pelo Sebrae-SC e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina com foco na capacitação de empreendedores.

Pela parceria, cada startup participante do programa receberá da AWS crédito de até US$ 5 mil para utilizar em serviços, aplicativos e infraestrutura da gigante de nuvem durante 12 meses.

A empresa de cloud computing também vai oferecer aos contemplados sessões mensais de mentoria técnica para uso da plataforma, suporte e projeção no mercado por meio da rede de relacionamentos da AWS e eventos organizados pela companhia e seus canais.

“Estamos formando alianças com o intuito de contribuir para a geração das 200 futuras maiores empresas no Brasil”, afirma Juliano Tubino, diretor de Marketing da AWS.  

O braço de nuvem da Amazon se soma a uma lista de parceiros do Startup SC que já participantes como a Resultados Digitais, catarinense que dará assinatura gratuita por um ano do plano básico de seu software de gerenciamento de marketing digital às selecionadas no projeto.

O Startup SC também oferece cursos com duração de quatro meses focados em metodologias como Lean Startup, BM Canvas, Métricas, Customer Development e Valuation, além de um calendário de atividades de fomento que tem seu primeiro evento marcado para 22 a 24 de março, o Startup Weekend Florianópolis.

O evento irá reunir webdesigners, programadores, profissionais de marketing e de gestão com o desafio de criar novas startups em 54 horas, com a ajuda de “mentores” especializados em diversos ramos.

O Startup Weekend já foi realizado em 95 países e culminou na criação de mais de 400 startups.

Para participar do evento em Florianópolis, os interessados podem se inscrever pelo site, ao custo de R$ 70 por pessoa, o que inclui ingresso, sete refeições, coffee-break e mentoria.

O projeto catarinense também conta com grupos de discussão na web.

No fim do ano, uma comissão irá eleger as melhores startups do programa para participar de uma missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e do Sebrae Startup Day, programa no qual os empreendedores apresentarão seus projetos a investidores.