TIM adota solução da SAP. Foto: divulgação.

A TIM, operadora vice-líder de mercado no segmento móvel nacional, adotou o SAP Solution Manager para otimizar a performance de seus ambientes de TI e melhorar o tempo de resposta para as necessidades da companhia.

A solução foi implementada em função do crescimento da demanda em seu centro de controle de operações (OCC, na sigla em inglês), que ampliou o número de ambientes SAP. O projeto foi apresentado pelas duas companhias nesta terça-feira, 15, durante o SAP Forum 2016, em São Paulo.

No início de suas atividades no Brasil, apenas quatro ambientes SAP com funções básicas de back office eram utilizados pela empresa em seu OCC.

Hoje, com 15 ambientes rodando simultaneamente, uma equipe conjunta entre TIM e o suporte SAP estudou como simplificar as operações para prevenir ou antecipar-se as possíveis falhas. O projeto de adoção do Solution Manager durou quatro meses.

Para Mario Shigueo Kobayashi Filho, especialista SAP Basis da TIM, um dos responsáveis pela implantação do sistema, o Solution Manager centralizou e automatizou o monitoramento, liberando o time para realizar atividades de inteligência, estratégia e novas oportunidades de melhoria.

"A visibilidade dos fluxos de trabalho foi um verdadeiro simplificador dos nossos processos e a ferramenta tornou-se decisiva para este controle de ações", detalha Kobayashi.

Após a implementação, o número de incidentes de infraestrutura SAP abertos caiu em quase 60% e a empresa redução no número de interrupções nas emissões de notas fiscais eletrônicas e na fila de espera de atividades como impressões.

Adicionalmente, com o SAP Solution Manager a equipe conseguiu evitar problemas como a expiração de certificados J2EE com 30 dias de antecedência.

Segundo a operadora, o sucesso da implementação pode resultar na adoção de outras soluções SAP. A companhia tem planos de ampliar o monitoramento para outras áreas de negócios da companhia, como finanças.

*Mauricio Renner viajou à São Paulo a convite da SAP.