Marcelo Martinez.

Marcelo Martinez, ex-gerente de Segurança da Informação da First Data, acaba de assumir como diretor responsável pelas soluções de segurança para meios de pagamento eletrônicos no Brasil da Kroll, gigante mundial de investigações corporativas.

Martinez estava a First data há seis anos. Antes, foi coordenador de segurança do Banco Cacique e consultor sênior na área de segurança da Redecard.

Na First Data e na RedeCard, o executivo trabalhou com a certificação de segurança em transações com cartões PCI-SSC, certificação de normas internacionais na qual a Kroll quer ampliar sua presença.

Credenciada pelo PCI Security Standards Council (PCI-SSC), a consultoria está preparada tanto auditar a certificação PCI-DSS, como para auxiliar na implementação de adequações quando necessário. 

“Acredito que minha expertise contribuirá para a captação de novas oportunidades de negócios, com base no atendimento focado nas necessidades de cada cliente para entregar soluções que efetivamente agreguem valor aos negócios”, afirma Martinez.

O público típico do certificado PCI são organizações que armazenam, processam ou transmitem informações dos usuários de meios de pagamento eletrônico, como adquirentes, gateways de pagamento, prestadores de serviço e estabelecimentos comerciais.

Recentemente, o PCI SSC criou um “conselho consultivo” no Brasil, a primeira iniciativa do tipo por parte da organização.

Ao todo, 15 integrantes participam do conselho, inclui empresas de máquinas de cartão como Cielo, Getnet e Elo, entidades como a Camara-e.net e Air Tkt, empresas como grandes e-commerces como Despegar.com e Saraiva, o Itaú, fornecedores de tecnologia como Tivit, VTEX, First Data e Gertec.

Também participam Esferatur, Fidelity Information Services (FIS), Merchant Services e Foregenix.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Consumer Card Fraud, 49% dos brasileiros afirmaram ter sofrido algum tipo de fraude no cartão nos últimos cinco anos, deixando o Brasil em segundo lugar no ranking dos países que mais sofreram esse tipo de fraude.