A arquitetura das nuvens. Foto: flickr.com/photos/liberato/

A Dualtec Cloud Builders promove em São Paulo entre a quinta-feira, 25, e o sábado, 25 de maio, o primeiro curso no Brasil na sofware open source de gestão de recursos de nuvens de TI OpenStack.

O curso tem 15 vagas, 16 horas de duração e foi desenvolvido pela parceira espanhola especializada na implantação de soluções OpenStack da Dualtec, a StackOps Technologies. As aulas serão em inglês.

"O OpenStack está se tornando rapidamente o padrão mundial de plataforma de computação em nuvem. Só nos EUA, há mais de 1 mil vagas criadas pelo  OpenStack e empresas de toda parte disputam talentos qualificados para lidar com o software”, observa Arturo Suarez, fundador e COO da StackOps.
 
A abordagem será feita sobre uma das mais recentes versões do OpenStack, a Folsom, e vai tratar de todos os seus módulos, incluindo os mais novos, o  Quantum, destinado à parte de redes, e o Cinder, que cuida de storage.

Os requisitos para participar são ter conhecimentos de interface de linha de comando (*nix CLI) e redes.

O valor do curso é de R$ 2,3 mil por participante. As inscrições feitas até 3 de maio terão um desconto de R$ 300.

A iniciativa OpenStack foi criada pela Rackspace e a NASA em 2010, transformando-se em uma fundação independente em outubro de 2011.

Hoje, participam mais de 800 organizações e 6.000 desenvolvedores como membros da fundação em todo o mundo. Entre elas, a própria Rackspace, Nasa, Dell, Intel, Cisco, HP, Red Hat, Canonical, IBM e Dualtec.