Fourquare na mira do Yahoo. Foto: divulgação.

O Yahoo continua sua estratégia de colocar a mão no bolso para reforçar sua marca na base de aquisições de peso. O novo nome a ser cotado para uma possível compra da gigante da internet é o Foursquare, em um negócio que pode chegar a US$ 900 milhões.

Segundo afirma o site TechCrunch, a statup novaiorquina, que também é responsável pelo app de "check-in social" Swarm, está em conversas avançadas com a empresa de Marissa Mayer.

De acordo com algumas fontes ligadas ao Yahoo, o negócio já foi fechado e está em fase de acerto de datalhes. Entretanto, outras fontes só confirmam as negociações. Até o momento, nenhuma das empresas se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Embora a possibilidade do Yahoo comprar o FourSquare não seja algo novo entre analistas de TI nos Estados Unidos, o rumor está bastante forte desta vez. Além do mais, desde que o Yahoo desembolsou US$ 1,1 bilhão há dois anos para levar o Tumblr, a possibilidade de uma compra do Foursquare ganha mais evidência.

A última avaliação de mercado da empresa de geolocalização, feita pela Microsoft no ano passado, aponta a companhia com um valor de US$ $ 600 milhões.

Por sua vez, o Yahoo também vai bem de dinheiro, mais por sua participação nos negócios da gigante asiática Alibaba que pelo sucesso de suas próprias plataformas. Segundo analistas, a companhia vem reorganizando suas operações e avaliando a possibilidade de aquisições, o que seria o caso do Foursquare.

Uma possível compra do Foursquare também representaria um impulso considerável para a estratégia do Yahoo em revitalizar seu negócios de buscas, principalmente no segmento mobile.

"O banco de dados de localização doFoursquare é considerado um dos mais completos e avançados do mercado. Outras opções como Facebook não se comparam em detalhamento e precisão", destacou Jordan Crook, do TechCrunch.

Além disso, o número de usuários da plataforma é respeitável. Nos últimos seis anos, a aplicação acumulou 7 bilhões de check-ins, 70 milhões de dicas, 55 milhões de usuários, 65 milhões de localizações, entre outras informações.

Outro fato atraente para o Yahoo é que a API do Foursquare é utilizada por cerca de 85 mil desenvolvedores de apps em todo o mundo, o que daria um grande impulso à companhia junto a software houses e publishers.

"A API também pode complementar a plataforma de analytics do Yahoo, Flurry, e servir como uma rota para vender outros produtos assim como a integração com diversos serviços", completa Crook.