TELECOM

Amdocs incentiva transformação digital

15/04/2016 15:52

A Amdocs criou uma área de serviços para apoiar operadoras na geração de novas receitas.

Shuky Sheffer, presidente da Amdocs. Foto: Baguete.

Tamanho da fonte: -A+A

A Amdocs, conhecida tradicionalmente pelo fornecimento de sistemas de suporte ao negócio e às operações de empresas de telecomunicações, tem avançado na criação de novas ferramentas e serviços focadas na transformação digital das operadoras.

A chamada transformação digital significa que, mais do que digitalizar processos, operar o back office ou suportar a operação, o software pode servir para abrir áreas de negócio e possibilidades de expansão para as organizações.

No caso das operadoras, isso significa fugir do que muitos prevem como um futuro sinistro como um provedor do “encanamento da internet” em direção a um papel de maior protagonismo na área de internet das coisas e distribuição de conteúdo de entretenimento, por exemplo.

“Hoje a visão da Amdocs é simplificar a complexidade dos negócios da operadoras e assegurar uma experiência integrada e intuitiva para os clientes, possibilitando a transformação digital”, afirma Shuky Sheffer, presidente da Amdocs.

Com essas possibilidades em mente, a Amdocs criou uma área de serviços para apoiar os clientes no processo da adoção de recursos que possam reorganizar a empresa de forma digital e gerar novas formas de faturamento.

“Até cerca de um ano atrás, a empresa focava na venda do produto. Agora, a ideia é também entender o problema da operadora e buscar uma solução completa que pode envolver parceiros além das soluções da Amdocs”, relata Rotem Katsir, diretora de marketing para Serviços da Amdocs.

Entre os parceiros mais recentes a integrarem o ecossistema estão Adobe e Frog. O Adobe Marketing Cloud colabora com a capacidade da Amdocs de gerar análises a partir dos sistemas de suporte ao negócio das operadoras e do comportamento do consumidor para entregar ofertas personalizadas.

A Frog é uma empresa de design e inovação fundada em 1969 pelo designer industrial Hartmut Esslinger na Alemanha. Hoje a companhia tem sede em São Francisco e dez escritórios na América do Norte, Europa e Ásia.

A empresa busca transformar negócios com a criação de estratégias ligadas ao design de marcas, produtos e serviços. Entre seus clientes estão SAP, General Electric, Microsoft, Siemens, Intel e Lufthansa.

A parceria com a Frog combina o conhecimento sobre a jornada dos clientes e insights sobre a experiência do usuário da empresa de estratégia em design com o conhecimento da Amdocs nos ambientes operacionais de operadoras.

As novas ferramentas e serviços da Amdocs fazem parte do portfólio CES 10, lançado há cerca de dois meses. A empresa baseia as ofertas em quatro pilares: transformação digital, negócios diversificados, empoderamento de dados e agilidade nos serviços.

Na área de atendimento ao cliente, a empresa expandiu o Amdocs Care and Commerce para atender de forma mais natural os clientes que passam de um canal de comunicação para o outro.

“Esse tipo de ação é importante pois os clientes esperam das operadoras uma experiência simples, como a encontrada em plataformas como Amazon e iTunes”, completa Sheffer.

Além da ferramenta, a empresa oferece uma consultoria para analisar o contato entre operadora e clientes para detectar o que pode ser melhorado no atendimento e na adoção de canais digitais integrados, com desenvolvimento de sistemas móveis e web. 

A empresa também inclui em seu portfólio o Amdocs Multi-Play Entertainment, que permite que os provedores de serviços ofereçam uma experiência unificada de suporte, e-commerce e monetização conteúdos como vídeo on demand, música e jogos.

No portfólio também está uma solução focada em monetização de uso ocasional, para a venda esporádica de conteúdo premium, que pode gerar assinaturas futuras de maior valor. 

Para colaborar com a geração de fluxos diferentes de receita para as operadoras, a Amdocs incentiva novos modelos de negócio através de parceria com empresas de entretenimento online e recursos que colaborem com a internet das coisas.

“Mesmo não podendo competir com as fabricantes na área de dispositivos, as operadoras têm um papel importante para enriquecer a experiência dos consumidores com os produtos”, explica Jonathan Shmukler, gerente de soluções do Amdocs Labs.

A empresa trabalha hoje com um sistema que permite a ativação rápida de SIM cards em wearables como o Samsung Gear S2, que conta com conexão 4G.

Na área de big data, a Amdocs conta com o Data Hub, uma plataforma de gerenciamento de dados baseada em Hadoop que permite a extração e processamento de dados com analytics.

Com 32 anos de mercado, a Amdocs tem mais de 24 mil funcionários em 90 países. No ano fiscal de 2015, a empresa faturou US$ 3,6 bilhões.

* Júlia Merker cobriu o Amdocs Americas Summit em Orlando a convite da Amdocs.

Veja também

CUSTOMER EXPERIENCE
Telefônica: Amdocs para multicanal no Brasil

Plano das companhias é proporcionar uma experiência integrada aos clientes quad-play da Vivo.

ESTUDO
4G pode esgotar capacidade em 3 anos

Tecnologia ainda está engatinhando e já corre riscos de ter seu tráfego esgotado.

AMDOCS
Telecom: quando e como ser digital?

De acordo com a pesquisa realizada mundialmente, CEOs e líderes tecnológicos não estão sintonizados em relação a projetos de transformação. 

SAP FORUM 2016
TIM gerencia TI com SAP Solution Manager

Solução foi implementada em função do crescimento da demanda em seu centro de controle de operações.

MOBILE
Oi: app de segurança com FS

O novo produto oferece três opções de pacote, com preços entre R$ 3,90 e R$ 9,90.

PESQUISA
Operadoras não entendem os jovens

Para 88% dos adolescentes de 15 a 18 anos, essas empresas não entendem nada.