Sandra Pecis e Marina Gil mostram o Guia de Canela.

Canela, cidade vizinha a Gramado que é um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, acaba de ganhar um aplicativo próprio com uma assinatura de peso.

Entre as criadoras da aplicação, encomendada pela prefeitura da cidade, está Sandra Pecis, profissional que é uma das pioneiras da Internet no país.

Pecis começou a carreira na Nutec, uma das empresas pioneiras da Internet no Brasil, onde fez parte do time responsável pelo lançamento do ZAZ, um dos primeiros portais com conteúdo em português.

Com a aquisição do ZAZ pelo Terra, a executiva fez carreira no Terra, chegando a vice-presidente global de Produto, Conteúdo e Inovação.

Entre 2014 e 2016, a profissional foi VP de Produtos para América Latina da operação de e-commerce da Walmart.

Nos últimos 18 anos, Pecis manteve uma segunda residência em Canela, a partir da qual conheceu Marina Gil, empresária local que é criadora do tradicional Festival de Bonecos e hoje diretora do jornal Nova Época de Canela e também participou da criação do app, que traz uma série de inovações e roteiros personalizados para os visitantes da serra gaúcha.

Só no ano passado, 5 milhões de pessoas visitaram a região, que tem entre suas principais atrações a Cascata do Caracol e o Parque da Ferradura, ambos dentro de Canela.

“Quando pensamos no aplicativo, vínhamos de uma constatação: a Internet está cheia de informações desencontradas sobre Canela, que confundem os visitantes. Com tanta informação disponível, no que confiar?”, comenta Pecis, que apostou em um produto interativo e no conteúdo com sabor local.

O Guia de Canela, disponível no Google Play e na Apple Store, foi feito pela filha de Pecis, Ilana Bonder, que no momento cursa o último semestre do mestrado em Tecnologia e Arte Digital Interativa da New York University.