Versão física fica em local fechado e gera aglomeração. Foto: Prefeitura de Passo Fundo/divulgação.

Quatro empresas ligadas à Conecta UPF, rede de inovação da Universidade de Passo Fundo, se uniram na criação de uma plataforma para a venda de alimentos de pequenos agricultores durante o período de distanciamento social.

A Elevor, startup de softwares de gestão empresarial, desenvolveu o site, enquanto a 2Cloud, especializada em computação em nuvem, hospedou a plataforma. 

Também participaram da iniciativa a OdoDigital, que aprimorou o visual da página e a Umentor, que construiu o material de divulgação.

Com o título de Feira do Pequeno Produtor, o site funciona inicialmente em Passo Fundo, cidade localizada no norte gaúcho com população estimada em 203 mil habitantes, comercializando frutas, verduras e legumes.

Os próprios produtores controlam a oferta e a demanda, além das entregas a domicílio, com a exigência de usar máscaras e álcool em gel entre um delivery e outro.

Inaugurado em 30 de março, o e-commerce conta com 18 dos 60 produtores da feira, com mais de 300 pedidos já realizados.

A versão física da Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo existe há 30 anos e é uma importante fonte de renda para os produtores da região.

Neste ano, a rotina dos agricultores precisou ser interrompida para evitar a propagação do coronavírus e a região também enfrentou um longo período de estiagem, prejudicando a produção.

Criada em 2010, a Elevor tem mais de 900 clientes em 20 estados do país, com ERPs voltados ao comércio, agricultura e microempresas.

Já a 2Cloud foi fundada em 2011 e tem clientes como Fiat, CIEE-RS e Basegás.