EMC lança Projeto CoprHD. Foto: divulgação.

A EMC Corporation anunciou o lançamento do Projeto CoprHD (pronuncia-se copperhead), versão open source de seu controlador EMC ViPR, destinado ao uso não comercial da plataforma de storage definido por software ScaleIO.

Com o CoprHD, a fabricante de equipamentos de storage quer facilitar o desenvolvimento de aplicações para automação do armazenamento e a funcionalidade do controle via ViPR.

Com disponibilidade no GitHub planejada para o próximo mês, espera-se que o projeto seja licenciado pelo Mozilla 2.0 (MPL 2.0) e habilite os clientes, parceiros, desenvolvedores e outros fornecedores de armazenamento a acessar, expandir e contribuir para o CoprHD.

Para assegurar apoio intenso a essa iniciativa, a EMC destinou recursos de engenharia e de comunidade para a iniciativa CoprHD. Além disso, a EMC também lançou recentemente a EMC {code}, uma equipe de disseminação técnica focada em capacitar a comunidade DevOps para projetos abertos.

"O Project CoprHD e a EMC {code} são dois componentes essenciais à estratégia geral de código aberto da EMC", afirmou a multinacional em nota para a imprensa.

Para Jeremy Burton, presidente de produtos e marketing, EMC Corporation, o anúncio do CoprHD é um sinal para uma nova EMC, que quer seguir adiante no desenvolvimento de software aberto e colaborativo com clientes, parceiros, desenvolvedores e até mesmo concorrentes.

"Isso representa uma grande mudança em nossa estratégia, e acreditamos que ajudará a acelerar as iniciativas de nossos clientes para desenvolver novos modelos de negócios centrados em aplicativos", finalizou Burton.