A Dassault vai colaborar com projeto da UnB para produção de carro elétrico para Fórmula SAE. Foto: Divulgação.

A Dassault Systèmes está expandindo seu programa educacional no Brasil com uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O acordo envolve o uso de soluções da Dassault Systèmes para o desenvolvimento de um projeto que prevê a produção de um carro elétrico para o Fórmula SAE.

“Esta é uma importante iniciativa acadêmica por permitir aos alunos o acesso à tecnologia e a recursos utilizados por engenheiros da indústria em seu dia a dia”, afirma Luciana Correa, responsável pelo desenvolvimento de negócios para o setor acadêmico para a América Latina na Dassault Systèmes.

O pacote de licenças acadêmicas disponibilizado inclui o “PLM Discover” baseado na plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes. 

A plataforma 3D integrada tem uma interface única que oferece recursos para desenho, simulações de produto e processos de manufatura, permitindo que as equipes desenvolvam o projeto de maneira 100% virtual antes de iniciar a produção. 

Além disso, é uma plataforma que tem como base a colaboração, permitindo que a equipe gerencie documentação e faça revisões de projeto à distância.

“Os alunos terão a oportunidade de desenvolver um projeto diferenciado e moderno, antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho”, diz Henrique Gomes de Moura, professor da Universidade de Brasília.

Segundo ele, os estudantes são inseridos no contexto da engenharia de desenvolvimento no Fórmula SAE e possuem trabalhos que vão além do desenvolvimento do produto, incluindo metas, prazos, planejamento, definição de conceito e prototipagem, chegando até a produção do carro para a competição.

O Projeto Fórmula SAE é uma competição de desenvolvimento de produto, em que os estudantes devem conceber, projetar, fabricar, e competir com pequenos carros de corrida.

O faturamento total da Dassault Systèmes em 2014 foi de € 2,2 bilhões, um valor 14% maior do que o registrado no ano anterior. Em 2015, o objetivo da empresa é ter uma alta de aproximadamente 12% no faturamento.

A Dassault Systèmes atende a mais de 190 mil clientes em mais de 140 países.