A plataforma de ensino online do Objetivo ganhou recursos de inteligência artificial. Foto: Pexels.

O Grupo Unip Objetivo acaba de lançar uma nova ferramenta para intensificar a interação e as pesquisas em acervos de vídeo-aulas. Em parceria com a Microsoft, a instituição apresentou uma solução baseada em recursos da Cortana Intelligence Suite, que roda na plataforma Azure.

De acordo com a Microsoft, essa é a primeira vez que uma instituição de ensino utiliza serviços cognitivos aplicados a vídeos no Brasil.

O novo sistema baseado em inteligência artificial e nuvem Microsoft possui funções como legendas simultâneas em até seis idiomas, além de buscas indexadas ao conteúdo. 

Na prática, isso significa que se o aluno estiver buscando um trecho específico do vídeo, basta que pesquise por um determinado termo e ele poderá acessar exatamente os pedaços que se referem ao tema.

“Um dos compromissos da Microsoft no Brasil é contribuir para o desenvolvimento da educação e do empreendedorismo. Democratizar a inteligência artificial faz parte dos nossos esforços para aprimorar o ensino por meio da tecnologia e também para formar estudantes prontos para as novas necessidades do mercado de trabalho”, afirma o diretor de Educação da Microsoft Brasil Antonio Moraes.

Os vídeos, que estão disponíveis na plataforma de ensino online do Objetivo, denominada Conteúdo Online, passam a ter uma camada de inteligência artificial que permite o cruzamento de milhares de dados e a realização de buscas avançadas.

"Nos surpreendeu a facilidade da implementação da camada de inteligência da Cortana Intelligence Suite. Em 20 dias lançamos o projeto em sua versão final", comenta Marcello Vannini, Gerente de Tecnologia e Mídias da Unip/Objetivo.

A inovação se tornou possível graças à implementação da Azure, que passou a integrar os serviços de TI da Unip/Objetivo. Agora, um banco de conteúdos integrado para todos os níveis de ensino (do básico ao superior) e material didático digital estão disponíveis para os quase 1 milhão de estudantes do Grupo.