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SANTANDER

Superdigital tem chatbot com Ubots

Júlia Merker
// segunda, 15/05/2017 16:57

A Superdigital, plataforma recém lançada pelo Santander a partir da compra da ContaSuper em 2016, contratou a Ubots para oferece um chatbot de atendimento. 

Joel Corrêa, Gustavo Silveira, Marcos Vinícius e Rafael Souza, sócios da Ubots. Foto: Divulgação.

Baseado em inteligência artificial e linguagem natural, o bot é capaz de resolver as principais dúvidas dos usuários de forma integrada no site e aplicativos móveis da Superdigital.

Desenvolvido pela Ubots em conjunto com o time da Superdigital, a solução interage em tempo real com os usuários que se cadastram para utilização dos serviços. 

Após dar as boas-vindas, ele fica disponível e, em caso de interação, busca interpretar a dúvida do usuário fornecendo respostas pré-cadastradas. Caso a pergunta não seja interpretada, ele oferece um menu de opções para que o usuário possa seguir adiante.

Segundo Marcos Alves, co-fundador da Ubots, os próximos passos serão a integração com os serviços do da plataforma, fornecendo mais poder ao bot para resolver problemas de clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Originalmente uma empresa de cartão pré-pago, a ContaSuper teve 50% de seu capital adquirido pelo Santander em 2015. No ano passado, o banco assumiu o controle da empresa com a compra da fatia restante. 

Na época da aquisição, a ferramenta contava com cerca de 360 mil clientes. Agora, recém-transformada em SuperDigital, acaba de alcançar 1 milhão de clientes. 

A nova solução foi desenhada para que o usuário interaja com seus contatos e faça transações como se estivesse em um aplicativo de mensagens, mesmo com quem não possui Superdigital – pois a plataforma é integrada ao sistema financeiro nacional.

Os usuários da Superdigital podem rachar contas pelo chat e fazer vaquinhas digitais para arrecadar valores com seus contatos, o que inclui fazer e receber transferências de bancos tradicionais. 

A plataforma também permite recarregar celulares pré-pagos e cartões de transporte público, pagar contas, fazer saques nacionais e internacionais – em até 10 diferentes moedas estrangeiras – e realizar compras on-line ou em lojas físicas. 

As assinaturas para usar a ferramenta variam entre R$7,90 e R$11,90.

Fundada em 2016, a Ubots desenvolveu uma plataforma própria que agiliza o processo de construção dos atendentes virtuais. A Ubots também foi responsável pela criação do Ben, chatbot da Rede Panvel de farmácias, que já está em produção desde outubro de 2016.

A Ubots foi criada por um grupo de ex-funcionários da Ilegra e um engenheiro de software da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.1

Gustavo Silveira atuou na Ilegra entre 2003 e 2016, ocupando por último o cargo de líder de desenvolvimento de software. Já Joel Corrêa passou quatro anos na companhia.

Rafael de Paula Souza deixou o cargo de arquiteto de software da Ilegra após 5 anos na companhia. Marcos Vinícius atuava como agile coach na empresa.

Antes de ingressar na Defensoria, em 2012, Matheus Alagia fez parte da equipe da Datacom.

Júlia Merker