Projeto inclui a loja GrêmioMania. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense adotou equipamentos Sonicwall e rede SD-WAN para aperfeiçoar a segurança e o tráfego na sua rede interna, assim como baixar custos com telecomunicações.

A implementação foi da integradora Maxprotection Security Solutions, que atua como consultora de tecnologia de segurança responsável por todo o suporte do ambiente.

O projeto inclui as novas instalações do Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado e as sedes do clube, que são o CT Luiz Carvalho, o CT do Cristal, a administração na Arena e a loja GrêmioMania — onde os firewalls automatizam diversos processos. 

Segundo a Maxprotection, o projeto da rede e a distribuição dos equipamentos de segurança do Grêmio levou em conta a carga de tráfego de dados e vídeo em cada localidade, assim como a proteção e a estabilidade da rede.

Cada CT foi conectado com links VPN e redes SD-WAN, substituindo a rede MPLS.

O CT Hélio Dourado ganhou o firewall mais robusto, que apoia as atividades dos atletas da categoria de base que treinam no local.

Segundo o clube, a rede e os sistemas de segurança suportam alta carga de vídeo voltada ao entretenimento, como videogames e streaming acessados por smart TVs e smartphones, além de notebooks para o ensino remoto. 

Na loja GrêmioMania, as conexões VPN e SD-WAN ficam responsáveis pela segurança dos links entre a loja e a sede do clube, na Arena Grêmio.

De acordo com a empresa, os benefícios do projeto incluem a identificação de acessos indevidos e o gerenciamento centralizado do ambiente, assim como a maior proteção e estabilidade da rede devido ao balanceamento da carga de tráfego de dados e vídeo em cada localidade.

Além disso, a rede administrativa é isolada de outras aplicações, o que deve aumentar a segurança. Os túneis de VPNs seguros são a base da conexão entre os sites e recebem, numa camada superior, a SD-WAN, rede de longa distância definida por software.

“As soluções da SonicWall resguardam toda a infraestrutura de perímetro de rede, oportunizando um acesso seguro a todo o staff do clube”, destaca Diego Baldi, administrador de redes multiplataforma e infraestrutura do Grêmio.

Criada em 1991, a americana SonicWall protege mais de 1 milhão de redes em mais de 215 países, contando com mais de 10 mil parceiros de canais.

Na região da América Latina e Caribe, são mais de 350 mil dispositivos de segurança implementados em milhares de empresas usuárias.

Com mais de 15 anos de atuação, a Maxprotection tem sede na cidade gaúcha de Lajeado e já atendeu mais de 300 cases com soluções de firewall gerenciado, monitoramento, soluções de conectividade sem fio, proteção endpoint de próxima geração, segurança em nuvem e segurança e auditoria de e-mails.