Alberto Graciano. Foto: divulgação.

O Netviagem, portal de venda de passagens rodoviárias do Brasil, firmou uma parceria com o Google para disponibilizar rotas e compra de tickets por meio do Google Transit, serviço integrado ao Maps.

A parceria, cujo serviço estreou no final de junho, é pioneira no oferecimento deste serviço na América Latina e conta com 5135 viagens diárias, cobrindo 840 cidades e 656 rotas, representando 30% das malha de transporte interestadual do país.

Através da novidade, viajantes poderão consultar rotas intermunicipais de ônibus pela aplicação do Google e comprar passagens por conta de links para o Netviagem, disponibilizado dentro do Transit.

De acordo com o presidente da empresa, Alberto Graciano, o projeto exigiu um levantamento extensivo de informações do portal, que atualmente trabalha com 37 empresas.

"Foi um trabalho extenso de coleta de informações, desde especificações de itinerarios, paradas, tempos de viagem, até detalhes mais aprofundados como posições cartográficas como latitude e longitude das viagens", explicou.

A integração foi realizada pela equipe de TI do Netviagem, composta por cerca de 30 pessoas, em parceria com uma equipe do Google na Índia. Além do acesso via browser, o recurso também se estende a plataformas móveis como smartphones e tablets.

De acordo com Graciano, em pouco mais de duas semanas com a nova funcionalidade, o site já registrou aumento de 80% em acessos via Google orgânico, com um aumento da taxa de conversão de venda para 50%.

No entanto, para o executivo, o plano é crescer bem mais até o final do ano, ultrapassando o faturamento registrado pelo Netviagem em 2012, que foi de R$ 68 milhões, e o número de usuários cadastrados, que hoje conta com aproximadamente 1 milhão.

Para Graciano o crescimento também depende da prospecção de novas empresas de transporte para levarem a sua oferta para dentro do site. O objetivo até o final de 2014 é ter cerca de 200 companhias no portfólio.

Sediada em Uberlândia, a Netviagem não conta com representações em outros estados mas, de acordo com o CEO, o plano é trazer mais companhias, visitando outras regiões do país para apresentar a novidade e suas vantagens.

“Às empresas que desejarem participar do projeto basta entrarem em contato com o Netviagem para que o conteúdo seja publicado no Google”, ressalta Alberto Graciano.