Victor Figueira e Oliveira. Foto: reprodução.

O Walmart anunciou na segunda-feira, 15, a contratação de Victor Figueira e Oliveira, ex-Novartis, como o novo vice-presidente da operação de e-commerce da multinacional varejista na América Latina.

No novo cargo, Oliveira coordenará a área financeira e de compras não-produtivas na região para o Walmart.com, trabalhando ao lado de Fernando Madeira, que em junho assumiu o cargo de CEO da Walmart.com para o mercado norte-americano em concomitância com a presidência na América Latina.

Antes de ir para a Walmart, Oliveira atuava na Novartis como CFO para a América Latina. Graduado em administração de empresas e mestre em finanças corporativas pela London Business School, já havia atuado durante cinco anos como CFO da farmacêutica Janssen-Cilag. Sua trajetória inclui ainda Unilever e Ford, com passagens pelos Estados Unidos, Inglaterra e Argentina.

O desafio da empresa é manter o crescimento que teve nos últimos anos com Madeira à frente da operação, onde registrou índices de aumento de cerca de dois dígitos na região.

“Vimos o Brasil crescer duas vezes mais rapidamente que o mercado, enquanto o tráfego se multiplicou por quatro. Em outros mercados, eles alavancaram as vendas e os esforços de marketing, impulsionando um crescimento de três dígitos na Argentina, no Chile e no México”.”, disse Neil Ashe, CEO de comércio eletrônico global da Walmart, em comunicado.

Além da contratação de Oliveira, a multinacional também divulgou que Abel Ornelas, ex VP de operações da Via Varejo, e com passagens por companhias como Pernambucanas e Magazine Luiza, ocupará a vice-presidência da operação brasileira do Walmart.com.