Processamento de goiaba numa fábrica da Predilecta. Foto: divulgação.

A Predilecta, uma das principais indústrias de alimentos no Brasil, fechou um contrato com a EasyDoc para implantar tecnologias da Fujitsu para digitalização e gerenciamento dos canhotos fiscais.

O projeto também incluiu o controle de pagamento de fretes com efetivação da entrega baseada na imagem dos comprovantes.

A solução consistiu na instalação de scanners Fujitsu em vinte e cinco transportadoras que operam com o embarcador. 

O modelo iX100 foi selecionado por ser capaz de processar trezentos canhotos por hora para processamento no EasyDoc Capture, onde é feita a indexação automática de cada canhoto

Uma vez capturados, os documentos passaram a ser processados na plataforma EasyDoc Capture e EasyDoc ECM.

A EasyDoc também assumiu o processo de negócio no qual é feita a inteligência de cada documento escaneado a partir dos scanners da Fujitsu, complementando as informações dos canhotos, como data de entrega e recebedor, quando necessário.

Um módulo de reconhecimento de caracteres é usado para automatizar o reconhecimento do número das notas, série e fábrica e realizar a baixa automática no sistema de gerenciamento de transporte.

Com isso, a empresa identificou que a disponibilização dos canhotos passou a acontecer em um prazo menor do que 24 horas ou até mesmo em tempo real, enquanto anteriormente era necessário aguardar que os documentos chegassem à transportadora e passassem pelo fluxo de cobrança, para só então serem entregues à empresa. 

Adicionalmente, a EasyDoc realiza a cobrança automática dos comprovantes não digitalizados por transportador, gerando relatórios analíticos e dashboards para acompanhamento da aderência do processo, o que garante identificar qual o comprovante ainda não foi disponibilizado pela transportadora.

A Predilecta é sediada em São Lourenço do Turvo, no interior de São Paulo. A companhia tem 725 itens em catálogo, sendo líder em atomatados, goiabadas e conservas de milho e ervilha. A empresa tem seis fábricas e um faturamento de R$ 600 milhões em 2014.

No mercado desde 2009 a EasyDoc tem clientes clientes grandes no setor de alimentos, como Danone, Kopenhagen, Tirolez, Wow Nutrition e no mercado em geral como Alpargatas, Ambev e Avianca.