Lars Leber.

A Intuit, gigante americana de software de gestão para pequenas empresas, acaba de lançar uma versão para o Brasil do QuickBooks Online, um dos seus principais produtos.

O lançamento vem depois de um longo período de maturação. 

A Intuit começou seu interesse pelo mercado brasileiro após comprar em janeiro de 2015 a ZeroPaper, uma startup de sistema de gestão na nuvem para profissionais autônomos e micro empresas na qual a Totvs tinha participação.

"Estivemos estudando as necessidades do cliente e fazendo as adaptações necessárias para trazer o QuickBooks", afirma Lars Leber, contratado em agosto do ano passado para assumir a posição de country manager da Intuit no país.

Leber destaca que a empresa passou a ter uma sede e equipes próprias no Brasil e que o software já vem pronto para emitir notas fiscais eletrônicas em São Paulo e Brasília, possibilidade que logo deve estar disponível para novas cidades.

O foco do produto no país serão pequenas e médias empresas, enquadradas em regimes tributários como o Simples ou Lucro Presumido. A ZeroPaper permanece no seu nicho, no qual a maioria contribui como MEI.

A empresa está entrando de maneira agressiva no país, com uma campanha de marketing e um desconto de 70% na mensalidade do produto, que normalmente custa R$ 99 por mês, sem limite de usuários.

A estratégia tem seu motivos. Apesar de ser uma potência no mundo de tecnologia, com faturamento de US$ 5,2 bilhões em 2017, a Intuit é basicamente uma empresa americana, obtendo nos Estados Unidos 95% da sua receita.

Entre os pequenos empresários que são seu público alvo no país, a empresa é provavelmente uma desconhecida, em meio a um mercado fragmentado e com fortes concorrentes locais como a ContaAzul, a grande aposta de investidores nesse segmento, ou os produtos de entrada da Totvs.

A Intuit vai promover o QuickBooks com uma combinação de vendas online e equipe direta, e, mais importante, escritórios de contabilidade, um prestador de serviço influente em pequenas empresas e por isso um parceiro disputado por companhias de software de gestão.

“O Brasil é um grande mercado para a Intuit. Acredito que podemos crescer de maneira acelerada por aqui”, resume Leber.

A experiência de Leber é no desenvolvimento de negócios online. Ele foi CEO e COO do OQVestir, um e-commerce de roupas de alto padrão, além de ter sido co-fundador do ClickOn, um portal de compras coletivas.