A transparência é um dos fatores de sucesso mais cruciais para uma cadeia de suprimentos eficiente. Foto: Pexels.

Como o SAP ERP standard não atendia os requisitos de uma cadeia de suprimentos centralizada para todo o grupo da empresa, um fabricante global de produtos de papel decidiu implementar um add-on SAP para otimizar os processos logísticos.

Através da solução GIB Suíte, a Baier & Schneider otimizou seus estoques e as quantidades de pedidos de compra, enquanto também constatou uma redução de até 67% do tempo de processamento operacional. Além disso, maior transparência significa que as áreas individuais podem ser controladas centralmente, garantindo assim uma direção estratégica ideal para o grupo da empresa como um todo.

A Baier & Schneider, com sede na Alemanha, é uma fabricante de produtos de papel que distribui itens como calendários, cadernos e materiais de artesanato, todos sob a marca registrada "Brunnen". Juntamente com a planta principal, com instalações de produção de última geração, a Alemanha também abriga o centro de logística da empresa, fornecendo produtos para parceiros comerciais em todo o mundo.

Com um pé na conversão de papéis tradicionais e outro no mundo globalizado de alta tecnologia, a Baier & Schneider conseguiu estabelecer um equilíbrio entre tradição e inovação tecnológica, estabelecendo-se como uma das líderes de mercado entre fornecedores de produtos de papel e material de escritório.

 

Overview transparente da cadeia de suprimentos

A Baier & Schneider distribui os itens de sua linha de produtos para parceiros de negócios em mais de 40 países a partir de um centro de logística. Tecnologias altamente funcionais são cruciais para garantir um fluxo eficiente de processos.

"Como o SAP ERP standard há muito tempo deixava de atender às exigências de uma cadeia de suprimentos cada vez mais centralizada para o nosso grupo de empresas, procuramos uma nova solução", informa Peter Nickel, diretor de TI e organização da Baier & Schneider.

A GIB foi encontrada após uma análise de mercado de fornecedores de software sobre o tema da otimização da cadeia de suprimentos executada pela empresa. A GIB Suite representa a peça central da empresa.

“Procuramos o fornecedor mais adequado de acordo com a melhor abordagem e a GIB Suite ficou no topo em três das quatro áreas”, lembra Mehmet Kozan, Gerente da Cadeia de Suprimentos da Baier & Schneider.

Os requisitos alvo foram: Planejamento de produção aprimorado, visão geral transparente do status da cadeia de suprimentos, otimização de estoque, otimização de dados mestres do MRP, planejamento Sales & Demand suportado pelo sistema, relatórios integrados sobre a cadeia de suprimento, manuseio ergonômico e boa reputação e experiência do fornecedor.

 

Implementação e utilização

No final de 2016 foi realizada a implementação das soluções para otimização de estoque (GIB Controlling) e otimização do planejamento de materiais (GIB Operation). A solução de planejamento e sequenciamento de Produção (GIB Planning) foi introduzida em 2017. A Baier & Schneider ainda implementou a solução de planejamento de demanda (GIB Forecast) neste ano.

A solução foi implementada pela primeira vez na planta principal e depois foi feito roll-out em uma planta secundária. As soluções de otimização de estoque e planejamento de materiais(MRP) tiveram o go-live cerca de três meses após o início do projeto. A empresa conseguiu entrar em operação com a solução de planejamento e sequenciamento de produção depois de apenas um dia e meio. No total, 40 a 50 usuários trabalham com as soluções GIB Suite.

O feedback dos funcionários sobre as soluções foi positivo em geral. O destaque na soluções planejamento de materiais, a ferramenta usada pelos controladores de MRP no dia-a-dia, é a “zona de morte” na parte de compras, relata Kozan. Essa é uma variante especial de exibição que mostra os elementos de suprimento destacados em cores em relação ao tempo de reabastecimento (RLT). Os elementos de aquisição em aberto dentro do RLT estão nesta “zona de morte”. Essa visão permite que os controladores MRP controlem o suprimento antes do RLT.

“Embora os consultores da GIB tenham nos dado alguns treinamentos internos e treinamento de multiplicadores, a operação no ambiente SAP standard não exigiu muito tempo para nos acostumarmos”, explica Kozan. 

 

Benefícios para a produtividade e a utilização

A implementação das soluções GIB Suite resultou em benefícios que impactam positivamente os indicadores concretos de desempenho.

Kozan resume: “No curto prazo, vemos o sucesso do add-on SAP na redução de tempo operacional, no médio prazo, em aumento de produtividade e utilização de agregados chave e, a longo prazo, em estoques otimizados e maior capacidade de entrega”.