Unisc usa SMS da Zenvia. Foto: divulgação.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na região central do Rio Grande do Sul, registrou uma queda de 85% de custos em sua comunicação com alunos usando tecnologias de SMS fornecidas pela portoalegrense Zenvia.

A implantação da solução iniciou na universidade em 2010, devido à falta de eficiência na comunicação com seus 12 mil alunos. O processo básico de envio de cartas, telefonemas ou e-mails não surtiam os efeitos desejados.

A ferramenta possibilitou à instituição segmentar suas mensagens de acordo com o assunto de interesse do aluno. Semestralmente, por exemplo, o departamento financeiro envia comunicados sobre o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) relembrando aos 3 mil alunos a respeito da assinatura de renovação do contrato.

Na solução utilizada pela universidade, é criada uma planilha em excel com informações do grupo e feita uma importação no sistema de envio de SMS da Zenvia, vinculando esses dados a um grupo de destinatários. Para o envio, basta selecionar o grupo ou as características daqueles que devem receber o SMS, digitar o texto e efetivar o envio.

O sistema também é usado para enviar avisos aos estudantes sobre aulas e eventos.

“Antes fazíamos toda essa comunicação de forma manual, o que demandava muito mais tempo dos funcionários e custos mais elevados”, diz Everson Carvalho de Bello, coordenador da Assessoria de Comunicação e Marketing da Unisc.