Marcelo Castro.

A Iway, fábrica de software sediada em Porto Alegre, acaba de se tornar representante no Brasil da Roambi, multinacional americana criadora de um software de visualização de dados com foco em dispositivos móveis.

A Roambi foi uma das pioneiras em aplicativos corporativos, lançando seu primeiro aplicativo antes mesmo da criação da AppStore e da liberação do primeiro SDK do iOS em 2008.

Hoje, o Roambi é usado por 20% das empresas na lista da Fortune 500, incluindo nomes como Siemens, ABB e Telstra. No Brasil, a lista ainda é pequena, mas inclui organizações como Globo, Gol e Vale.

O app foi desenvolvido para oferecer uma melhor visualização de dados em dispositivos móveis, buscando informação em repositórios como planilhas de Excel, bancos de dados e softwares de BI e CRM, entre outros.

“O Roambi não é um software de BI portado para dispositivos móveis. Isso faz toda a diferença”, afirma Marcelo Castro, diretor executivo da Iway.

Pelas suas características, o Roambi é um competidor para o Qlikview. O software pode obter dados da versão desktop do produto de visualização de dados do concorrente para uma versão móvel, ou substituir a ferramenta da Qliktech com sua versão desktop.

Castro não abre detalhes das metas da empresa para o produto, mas afirma que o objetivo é fechar pelo menos um grande contrato em 2015.

O empresário está confiante no potencial da Roambi no porfólio da Iway. De acordo com Castro, a empresa tem poucos parceiros no país, a maioria deles desenvolvedores de apps. 

“Nosso diferencial é já ter experiência em projetos corporativos”, aponta Castro, destacando que a empresa tem um time de 100 profissionais.

Castro passou a ser sócio da Iway no ano passado, após deixar a posição de diretor de TI da Hyundai Elevator Brasil. Antes, o executivo foi country manager de TI da ThyssenKrupp Elevadores por 16 anos.

O profissional esteve apresentando a nova parceira da empresa para os CIOs das maiores companhias do Rio Grande do Sul no Seminário Executivo da Sucesu-RS em Gramado neste final de semana. 

* Maurício Renner cobriu o Seminário Executivo da Sucesu-RS em Gramado a convite da entidade.