A Vicunha Têxtil irá expandir o uso de tecnologia da Riverbed para a Argentina. Foto: Divulgação.

A Vicunha Têxtil, uma das maiores fabricantes do mundo de denim (tecido de algodão que é a matéria-prima do jeans) irá expandir sua plataforma de aceleração de rede da Riverbed Technology para a Argentina. Hoje a empresa usa a tecnologia nas unidades de Brasil e Equador.

A integradora Decatron, empresa carioca com mais de 20 anos de atuação no mercado, foi a companhia responsável pela implementação do projeto na Vicunha.

A Vicunha utiliza a solução SteelHead da Riverbed em sete sites, sendo seis no Brasil e um no Equador. Ainda neste ano, o projeto será ampliado para a unidade fabril na Argentina. 

Por enquanto, uma unidade do SteelHead está rodando no Rio Grande do Norte, três unidades no Ceará e duas em São Paulo.

Segundo a empresa, o principal fator motivacional para aquisição da solução foi melhorar a experiência do usuário final no acesso às aplicações, principalmente aos ERPs da Totvs e Operacional Têxtil. 

“A plataforma da Riverbed não só melhorou a experiência dos 1,8 mil usuários da rede no acesso às aplicações críticas, mas toda a experiência do negócio no suporte à comunicação do grupo”, aponta Jean Martins, coordenador de TI da Vicunha.

No final de 2010, a equipe de TI e infraestrutura da Vicunha decidiu implementar a plataforma Riverbed para obter maior agilidade no acesso às aplicações (em especial aos seus ERPs), em substituição a locação de links privados de comunicação entre fábricas e escritórios, nacional e internacionalmente.

Os sites da Vicunha estão interligados por uma rede MPLS e links VPN.

“Com a plataforma Riverbed, a Vicunha ganhou agilidade no acesso às informações, deixou de gastar com links privados e reduziu a dependência da empresa nas operadoras de telecomunicação”, declara Martins.

Por conta da demanda crescente de colaboradores por tempo de resposta mais ágil, a Vicunha expandirá sua infraestrutura com SteelHead para a fábrica Argentina. 

A Vicunha possui fábrica na Argentina e centro comercial e de distribuição na Suíça. Ao todo, a companhia tem oito mil funcionários.

Com mais de 45 anos de mercado, a Vicunha está entre os principais fabricantes mundiais de índigos e brins. Atualmente, a Vicunha responde por 40% da produção brasileira de índigo.

A Riverbed, com receita anual superior a US$1 bilhão, tem mais de 26 mil clientes.