A Comgás terá um aplicativo móvel do Programa de Prevenção de Danos. Foto: Divulgação.

A Comgás e a Prefeitura Municipal de São Paulo anunciaram nesta quinta-feira, 14/09, o pré-lançamento do aplicativo móvel do Programa de Prevenção de Danos da companhia, o Obra Segura Comgás. 

O app mapeia toda a rede da Comgás na cidade e permite que funcionários da companhia e de outras concessionárias de serviços, além da população em geral, reportem de maneira colaborativa eventuais obras de infraestrutura em andamento próximas a tubulações de gás.

A iniciativa é somada ao aplicativo GOConvias, do Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas (CONVIAS) da cidade de São Paulo, órgão da Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO). 

O GOConvias busca automatizar os processos de cadastro e controle de obras de infraestrutura. 

Com o novo app, o objetivo é proporcionar mais um canal para o reporte de obras, gerando maior controle para a concessionária.

“São Paulo é uma cidade que demanda soluções inteligentes e sustentáveis que ofereçam suporte ao seu crescimento. Por isso, estamos trabalhando em estreita colaboração com a Prefeitura de São Paulo para encontrar formas inovadoras de garantir a segurança e a eficiência das obras de infraestrutura do município”, avalia José Carlos Broisler, diretor de operações da Comgás.

O Programa de Prevenção de Danos (PPD) da Comgás, além de treinamentos e orientações frequentes, realiza investimento em novas tecnologias e parcerias. Assim, a empresa registrou em 2016 uma redução de mais de 30% no índice de danos em relação a 2010. 

A Comgás possui hoje uma rede 100% georreferenciada, e disponibiliza em seu portal o sistema “Nossa Rede”, que permite a qualquer pessoa ou empresa consultar previamente a localização da tubulação de gás antes de realizar uma intervenção no solo. 

O programa tem como objetivo incentivar as empresas responsáveis pelas obras a solicitarem as informações necessárias, como plantas e croquis da rede, além do acompanhamento técnico que a Comgás oferece.  

O aplicativo Obra Segura Comgás será disponibilizado para download a partir de outubro para smartphones com sistemas iOS e Android. 

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) atende a mais de 1,7 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A empresa possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 87 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.