A Rede La Salle contratou a plataforma da Zenvia para realizar o envio do boleto de pagamento. Foto: Divulgação.

A Rede La Salle contratou a plataforma de SMS da Zenvia para realizar o envio do boleto de pagamento aos alunos ou responsáveis.

O grupo de ensino reúne mais de 41 mil alunos em 31 escolas, três faculdades, um centro universitário e uma universidade em todo o Brasil.

Há cerca de 10 meses, a instituição soube que o envio do boleto aos cerca de 35 mil alunos pagantes não poderia mais ser realizado pelos Correios, devido ao alto preço da taxa de postagem e das novas regras do boleto com registro. 

Segundo as novas normas, a necessidade de realizar envios registrados traria um custo adicional de R$ 260 mil por ano.

Ao buscar uma solução tecnológica, a alternativa inicial era disponibilizar o boleto somente no portal do aluno. No entanto, isso exigiria dos responsáveis realizar o acesso mensalmente, mediante uso de login e senha, para geração da parcela, impressão e pagamento no bankline. 

A segunda hipótese era utilizar o aplicativo mobile da Rede La Salle, mas seria necessária a instalação do aplicativo por todos os pais ou responsáveis dos estudantes.

“Então, chegamos à conclusão de que o envio do SMS, como um agregador ao portal do aluno, seria a melhor forma para nos comunicarmos com os pais e responsáveis para encaminhar a linha digitável do boleto. Avaliamos em torno de seis empresas, mas a tecnologia de envio de SMS da Zenvia foi a que se mostrou mais adequada à nossa realidade”, revela Marcone Luis Theisen, coordenador de Tecnologia da Informação da Rede La Salle.

Além de diminuir os gastos em cerca de R$ 22 mil por mês com a adoção do SMS, a mudança de sistema para encaminhamento do boleto com a plataforma da Zenvia permite o controle do envio por unidade.

“Uma outra vantagem é que o envio não precisa ser feito um a um. A Rede La Salle gera um arquivo no sistema acadêmico e o importa para a plataforma da Zenvia, com a possibilidade de cada unidade gerar o próprio arquivo e encaminhar os boletos no momento mais oportuno, de forma automatizada”, explica Rafael Barin, gerente de Vendas na Zenvia.

Após o projeto inicial, a instituição de ensino vai expandir o SMS para outros serviços. O próximo passo será a melhora da comunicação com os inadimplentes, com a implantação da funcionalidade Cobrança Digital da Zenvia até o fim do ano.

A Rede La Salle Brasil-Chile está presente no Brasil desde 1907. Atualmente, atuam nas Comunidades Educativas e Assistenciais da Rede La Salle, no País, mais de 170 Irmãos Lassalistas e 5 mil educadores, que acolhem a mais de 40 mil estudantes.

A Zenvia oferece soluções para mais de 5 mil empresas no Brasil e atinge mais de 25 milhões de consumidores com serviços em parceria com operadoras e empresas.

No início de 2015, a companhia adquiriu a área de Serviço de Valor Agregado (VAS) da Spring Mobile Solutions.