Congresso da Ordem contou com mais de 115 mil participantes. Foto: divulgação.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou um stress test em seu site com a Binario Cloud, consultoria de TI sediada em São Paulo, para garantir a sustentação do que foi considerado o maior evento jurídico on-line do mundo.

Com o deadline de uma semana, o time da Binario Cloud desenhou um plano de ação que contemplou a documentação da arquitetura do ambiente da OAB, estudo de vulnerabilidades e avaliação do comportamento com 100 mil acessos com evidências métricas.

Entre a reunião de início, para definição de ferramentas e pessoas, até o alinhamento técnico para validação do ambiente, a empresa levou 24 horas. Em seguida, foram cinco dias de testes.

“Durante nossa consultoria à OAB, o maior desafio foi o tempo, mas nossos times são preparados diariamente para enfrentar situações como essa”, ressalta Omar Til Nunes, project leader da Binario Cloud.

Usando o conceito de squad, a consultoria alocou uma equipe para atuar em colaboração com o time da OAB conforme surgiram necessidades de reconfigurações.

No grupo, estavam profissionais com conhecimento em diferentes camadas, desde projetos e negócios, passando por DevOps até especialistas em web application, redes, segurança e banco de dados. 

Como método para simular o acesso simultâneo ao site, foram organizados cinco fluxos de atividades, que contemplaram o cadastro de usuários, recuperação de senha, acesso ao ambientes web, direcionamento para a página do evento e acesso ao stream, utilizando as ferramentas JMeter e Selenium.

Para estressar o ambiente da OAB a ponto de proporcionar à equipe a visibilidade de qual seria o impacto durante o evento, foi necessário alocar 736 GB de memória RAM, 184 vCPUs e mais de 23 máquinas virtuais, além de link de dados de 1 GB.

No decorrer do fluxo, foram identificados problemas como a configuração e a operação incorreta de servidores, que poderiam agravar a sobrecarga e até mesmo inviabilizar a transmissão. Eles foram prontamente corrigidos pelo time da OAB.

Segundo a empresa, outro elemento crítico durante o stress test foi confirmar persistência de sessão, ou seja, se a página do evento realmente iria salvar os cookies, fundamentais para a estratégia de negócio. 

Para isso, os profissionais da Binario acompanharam bancos de dados, verificaram a rede e examinaram acessos, enquanto o time da OAB identificou pontos de gargalo e realizou o reset das configurações.

“Assim que identificado e solucionado o problema, o time da OAB podia contar com a gente para a realização de novos testes, ganhando tempo e tendo mais assertividade para seguir para o próximo passo, garantindo a eficácia da medida tomada”, conta Wellington Castro, developer da Binario Cloud.

Como resultado, a consultoria conta que foi possível confirmar a disponibilidade dos recursos da OAB para o I Congresso Digital Covid-19 - Repercussões Jurídicas & Sociais da Pandemia, bem como sua escalabilidade, garantindo mais segurança para a realização do evento.

O congresso contou com mais de 115 mil participantes, chegando a 20 mil acessos simultâneos.

“O referido teste foi de grande valia para o Conselho Federal da OAB no intuito de estabelecer a quantidade de acessos que o ambiente suportaria em um evento grandioso”, afirma Rodrigo S. Lemos, supervisor de infraestrutura do CFOAB.

Fundada em 2017, a Binario Cloud tem como principal investidor o Grupo Binário e atua no Brasil, América Central e Estados Unidos. Em seu portfólio, estão clientes como Gimba, Governo do Panamá, Tevec, Guiato e Nita Alimentos.