User Interface do Xbox Music. Foto: divulgação.

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 15, o lançamento do Xbox Music, serviço de música digital criado para concorrer com o iTunes da Apple e com o Cloud Player da Amazon. Disponível inicialmente para o Xbox 360 console de games da MS, o serviço estará no ar nesta terça-feira, 16.

O Xbox Music em breve será expandido para computadores e tablets que operam com Windows, incluindo o ainda não lançado Surface, a partir de 26 de outubro, quando a Microsoft lançará o Windows 8.

O serviço é, de certa forma, uma renovação do Zune, remanescente da tentativa mal-sucedida da Microsoft em competir com o iPod, ao lançar um dispositivo móvel de música digital em 2006.

O Zune foi um fracasso de vendas, com pouco mais de 2 milhões de unidades vendidas em seus quatro anos de existência.

Conforme destaca a Reuters, o Xbox Music será expandido para celulares logo em seguida.

PLATAFORMA DE ENTRETENIMENTO
O lançamento do serviço é mais uma investida da fabricante em transformar o Xbox 360 em uma plataforma multimídia de entretenimento - games, filmes e música.

O console, que rivaliza com o Playstation 3, da Sony, pelo domínio do mercado, possui mais de 67 milhões de unidades foram vendidas desde 2005.

Em seguida, com o serviço para as plataformas móveis, será a chance de bater de frente com o iTunes.