Porto Alegre já levou o Smarter Cities. Foto: flickr.com/photos/robertawb/

A IBM abriu as inscrições do projeto Smarter Cities Challenge 2014 programa através do qual cidades podem ter acesso a verbas e profissionais da multinacional para apoiar seus projetos de tecnologia.
 
No próximo ano, o programa será ampliado e, além das prefeituras, os órgãos governamentais regionais, bairros e distritos. As inscrições vão até o dia  8 de novembro.

A cidade vencedora receberá uma equipe de executivos da IBM, de diferentes nacionalidades e áreas de atuação, que permanecerá por cerca de um mês na região trabalhando nos projetos. A verba da iniciativa é US$ 400 mil.

Na última edição, foram selecionadas 31 cidades em todo mundo, incluindo Porto Alegre. Curitiba e Rio de Janeiro também já foram contempladas com a vinda dos executivos nos anos anteriores.

A capital gaúcha foi escolhida com o projeto Cidade Cognitiva, que tem como objetivo a criação de um sistema para simular impactos antes da tomada de decisões sobre obras e ações demandadas pelo Orçamento Participativo (OP).

Não apenas capitais são escolhidas, no entanto: a lista de municípios vencedores do Smarter Cities Challenge 2013 contemplou cidades de países pequenos, como Negeri Sembilan, na Malásia, passando também por cidades menores dos Estados Unidos, como Fresno e Knoxville.

“Nós acreditamos que nosso programa possa ser um recurso especialmente valioso para os novos prefeitos, com quem podemos compartilhar estratégias de sucesso colocadas em prática em outros lugares”, afirma Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.