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MENSAGENS

WhatsApp supera Facebook Messenger

Júlia Merker
// quarta, 15/10/2014 09:42

No último ano, o WhatsApp superou a popularidade do Facebook Messenger no Brasil. Segundo a edição de 2014 da pesquisa Mavam, da Acision, o WhatsApp duplicou sua penetração no país em relação ao ano anterior, alcançando 80% dos brasileiros com smartphone.

O WhatsApp alcança 80% dos brasileiros com smartphone. Foto: Twin Design/Shutterstock.com

O brasileiro usa, em média, 3 serviços diferentes de troca de mensagens em seu smartphone. O SMS é usado por 81% dos usuários de smartphone e o Facebook Messenger, por 64%.

Na edição de 2013 da Mavam, o serviço de mensagens do Facebook era usado por 69% dos brasileiros com smartphone, enquanto o WhatsApp, por apenas 35%, seguido pelo Twitter (27%).

A pesquisa apresentou 20 serviços diferentes para que o respondente apontasse quais costuma utilizar. 

Completam o ranking, em ordem decrescente de popularidade: Twitter (17%), Skype (14%), Google Talk (11%), MMS (10%), Hangouts (10%), Viber (10%), Snapchat (4%), Tinder (4%), ICQ (3%), Line (3%), WeChat (3%), iMessage (2%), Msngr (1%), outros (1%), Kik Messenger (1%), Kakao Talk (1%), BBM (<1%). 

Foram entrevistados 1.223 donos de smartphones do país inteiro, segundo o MobileTime.

Mesmo o SMS sendo o sistema mais popular, ele não é o que os usuários mais gostam.

Como plataforma preferida, 67% apontaram o WhatsApp, seguido pelo SMS (20%) e pelo Facebook Messenger (9%). As demais somaram 4%.

Quando perguntados sobre a forma preferida de comunicação em geral no smartphone, valendo tanto voz quanto serviços de valor adicionado, 60% disseram que são os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Facebook Messenger. 

Em segundo lugar ficaram as ligações telefônicas, preferidas de 24% dos entrevistados. O SMS aparece em terceiro lugar, citado por 7%. Rede sociais (6%), email (2%) e Skype (1%) completaram a lista.

A popularidade do WhatsApp entre os usuários tem feito com que empresas utilizem o serviço para se comunicar com os clientes.

Recentemente, a NeoAssist e a Algar Tech lançaram soluções que integram o WhatsApp com a central de atendimento multicanal e a Peopleway anunciou o WhatSAC, um software de troca de mensagens instantâneas com foco corporativo

Além disso, a Totvs está testando em uma versão do software para o mercado de saúde, chamado S1 Saúde, um recurso que possibilita que o empreendedor acesse informações pelo Whatsapp. 

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, começou, sem setembro, uma fase de testes para viabilizar o agendamento via WhatsApp. O processo vai começar com a marcação de visitas técnicas aos clientes dos Purificadores de Água Brastemp. 

Antes, a Mitsubishi Motors lançou um canal de atendimento ao cliente por WhatsApp para consulta sobre o modelo Lancer.

Júlia Merker