MENSAGENS

WhatsApp supera Facebook Messenger

15/10/2014 09:42

WhatsApp alcança 80% dos brasileiros com smartphone.

O WhatsApp alcança 80% dos brasileiros com smartphone. Foto: Twin Design/Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

No último ano, o WhatsApp superou a popularidade do Facebook Messenger no Brasil. Segundo a edição de 2014 da pesquisa Mavam, da Acision, o WhatsApp duplicou sua penetração no país em relação ao ano anterior, alcançando 80% dos brasileiros com smartphone.

O brasileiro usa, em média, 3 serviços diferentes de troca de mensagens em seu smartphone. O SMS é usado por 81% dos usuários de smartphone e o Facebook Messenger, por 64%.

Na edição de 2013 da Mavam, o serviço de mensagens do Facebook era usado por 69% dos brasileiros com smartphone, enquanto o WhatsApp, por apenas 35%, seguido pelo Twitter (27%).

A pesquisa apresentou 20 serviços diferentes para que o respondente apontasse quais costuma utilizar. 

Completam o ranking, em ordem decrescente de popularidade: Twitter (17%), Skype (14%), Google Talk (11%), MMS (10%), Hangouts (10%), Viber (10%), Snapchat (4%), Tinder (4%), ICQ (3%), Line (3%), WeChat (3%), iMessage (2%), Msngr (1%), outros (1%), Kik Messenger (1%), Kakao Talk (1%), BBM (<1%). 

Foram entrevistados 1.223 donos de smartphones do país inteiro, segundo o MobileTime.

Mesmo o SMS sendo o sistema mais popular, ele não é o que os usuários mais gostam.

Como plataforma preferida, 67% apontaram o WhatsApp, seguido pelo SMS (20%) e pelo Facebook Messenger (9%). As demais somaram 4%.

Quando perguntados sobre a forma preferida de comunicação em geral no smartphone, valendo tanto voz quanto serviços de valor adicionado, 60% disseram que são os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Facebook Messenger. 

Em segundo lugar ficaram as ligações telefônicas, preferidas de 24% dos entrevistados. O SMS aparece em terceiro lugar, citado por 7%. Rede sociais (6%), email (2%) e Skype (1%) completaram a lista.

A popularidade do WhatsApp entre os usuários tem feito com que empresas utilizem o serviço para se comunicar com os clientes.

Recentemente, a NeoAssist e a Algar Tech lançaram soluções que integram o WhatsApp com a central de atendimento multicanal e a Peopleway anunciou o WhatSAC, um software de troca de mensagens instantâneas com foco corporativo

Além disso, a Totvs está testando em uma versão do software para o mercado de saúde, chamado S1 Saúde, um recurso que possibilita que o empreendedor acesse informações pelo Whatsapp. 

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, começou, sem setembro, uma fase de testes para viabilizar o agendamento via WhatsApp. O processo vai começar com a marcação de visitas técnicas aos clientes dos Purificadores de Água Brastemp. 

Antes, a Mitsubishi Motors lançou um canal de atendimento ao cliente por WhatsApp para consulta sobre o modelo Lancer.

Veja também

SOCIAL MEDIA
Facebook: rede mais usada por jovens

A Forrester Research perguntou a 4.517 jovens como era seu uso de mídia social.

ELEIÇÕES
Campanha de Dilma tem WhatsApp

A conta do celular (61) 9688-6503 convoca os eleitores a sugerir pautas.

CAMPANHA
Conheça o homem de TI de Aécio Neves

Rodrigo Baggio coordenará campanha do candidato tucano na parte de tecnologia e inclusão digital.

CLIENTES
Mitsubishi: atendimento por WhatsApp

Para fechar o negócio, o consumidor é encaminhado a uma loja. 

IMEDIATO
Compartilhe o Baguete no WhatsApp

Agora dá para compartilhar as matérias do site no WhatsApp direto no celular.

BRASTEMP
Whirlpool marca visitas técnicas via WhatsApp

Equipe de atendimento poderá responder até vinte consumidores simultaneamente. 

SOLUÇÃO
Whirlpool: experiência de cliente com Algar

Com a implantação, empresa aumentou quantidade de contatos realizados com clientes.

TENDÊNCIAS
Atendimento por WhatsApp em alta

NeoAssist e Algar lançaram soluções que integram o app com a central de atendimento multicanal.