Foto: divulgação.

O Grupo Boticário adotou a solução da Vuzix, americana especializada em smart glasses e realidade aumentada, para sanar a impossibilidade de acompanhamento presencial em sua fábrica de Camaçari, na Bahia.

A responsável pelo projeto foi a Totalpower, distribuidora brasileira da marca que desenvolve softwares de suporte remoto, digitalização de processos operacionais e desenvolvimentos em realidade aumentada.

Antes da pandemia, era comum que pesquisadores da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, se deslocassem até a unidade baiana para acompanhar a fabricação de produtos como perfumes, cremes, loções e maquiagens.

Com as restrições impostas pela Covid-19, esse fluxo de trabalho foi afetado diretamente. O time de inovação do grupo buscou, então, os óculos 3D — que agora estão interligados em tempo real à produção de cada item na indústria.

Através da solução, o especialista no desenvolvimento do produto, que fica no Paraná, estabelece conexão direta com o operador na fábrica, na Bahia, que recebe suporte de áudio e vídeo enquanto executa a produção, mantendo suas mãos livres.

"É clichê dizer que toda crise gera oportunidades, mas este período tão difícil, e que ainda requer todos os cuidados, representou novas portas abertas para nosso negócio. Avançamos anos em alguns meses e o resultado foi visto na nossa produção recorde, cada vez mais integrada entre todos os sites da empresa”, afirma Sérgio Sampaio, diretor geral de operações do Grupo Boticário.

O Grupo Boticário atua com as marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, Vult e eume, além da distribuidora MultiB e das plataformas Beautybox e Beleza na Web. 

A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores e mais de 4 mil pontos de venda em 1.750 cidades. Das indústrias do grupo, saem mais de 350 milhões de produtos a cada ano, distribuídos no Brasil e em outros 15 países.

Em 2019, o faturamento da companhia cresceu 9%, chegando a R$ 114,9 bilhões.

Fundada em 1997, a Vuzix está listada na Nasdaq e conta com escritórios nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão. Já a distribuidora Totalpower foi criada em 2017 e tem sede em São Paulo.