Ana Teresa Ralston, diretora da Abril Educação. Foto: flickr.com/photos/aticascipione

A Abril Educação, divisão do grupo Abril dedicada a escolas e professores, adotou o Microsoft SharePoint 2010 para aperfeiçoar suas ferramentas de publicação de conteúdos nos portais da empresa.

Segundo destacou a companhia em nota, a nova ferramenta ajudor a integrar os conteúdos digitais e melhorar a usabilidade dos recursos, quadruplicando o número de acessos em suas páginas, chegando a 200 mil visitas.

O número de sites também aumentou desde que a implantação. Até o momento, doze portais estão publicados no SharePoint.

A migração para a solução da Microsoft durou cerca de um ano e envolveu 14 profissionais, entre desenvolvedores, analistas, designers e gerentes.

"A decisão de usar o SharePoint foi pela possibilidade de escala, modularização e reaproveitamento dos conteúdos que a plataforma oferece", resume Ana Teresa Ralston, diretora de Tecnologia da Educação da Abril.

Segundo a companhia, a antiga solução requeria manutenção descentralizada de fornecedores, não reutilizava códigos e componentes, necessitando de diferentes logins e cadastros em cada um de seus portais, gerando informações duplicadas e dificuldades de atualização.

"A Abril Educação optou por equalizar as soluções num ambiente Microsoft, pois já utilizava outros produtos da companhia e conhecia o potencial da marca", explica Marcos Gawriliuk, diretor comercial da Global Site Networking (GSN), empresa parceira na implantação.